Senado premia jornalistas

 

CRISTIANE JUNGBLUT

O globo, n. 30034, 30//10/2015. País, p. 9

 

Durante sessão especial do Senado para a entrega do Prêmio Jornalista Roberto Marinho de Mérito Jornalístico, ontem, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu a liberdade de expressão, e disse que o Congresso será sempre uma “sólida trincheira” na defesa desse princípio. Na cerimônia, o prêmio foi entregue aos jornalistas Gerson Camarotti, repórter e comentarista da GloboNews e ex-repórter do GLOBO; Berenice Seara, colunista do jornal “Extra”; e José Diógenes Menezes Brayner, colunista do jornal “Correio de Sergipe”.

GERALDO MAGELA/AGÊNCIA SENADOPremiação. Renan, Berenice Seara, Antonio Carlos Valadares, Camarotti, Eduardo Amorim, Brayner e André Moura

O Senado ainda prestou uma homenagem in memoriam ao jornalista Roberto Marinho. A placa de homenagem foi recebida pelo vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet. O expresidente José Sarney participou da cerimônia.

— Seremos sempre, acreditem, uma trincheira sólida e democrática contra qualquer iniciativa, a qualquer título, de controlar o conteúdo da informação ou constranger veículos e profissionais de imprensa. A solução para os erros e excessos da imprensa é mais liberdade de informação. Estejam seguros de que aqui no Senado, no Congresso, nenhuma iniciativa com este pendor prosperará — disse Renan.

Essa é a primeira edição do prêmio. Renan instituiu a premiação a fim de reconhecer a atuação de jornalistas que tenham contribuído para o jornalismo brasileiro. Os nomes foram escolhidos pelo Conselho Roberto Marinho, presidido pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Sarney chegou a criar um prêmio semelhante em 2009, mas agora a ideia foi retomada.

— Estamos aqui muito satisfeitos de entregar esse prêmio. Agradeço ao senador Sarney, que criou o prêmio, ao senador Renan, que retomou e que me indicou como presidente do conselho, e desejo que esse prêmio vire um Oscar do jornalismo, do ponto de vista do Senado. E que todos os anos possamos fazer um evento que, aos poucos, vá inclusive crescendo, na medida em que vire uma tradição nacional — disse Cristovam.

O senador do PDT completou:

— Este é o momento em que nós políticos, com admiração, com inveja, com respeito e com temor, temos a coragem de escolher três nomes para dizer: “Esses são os agraciados deste ano”.

Em seu discurso, Camarotti lembrou sua passagem por várias empresas do Grupo Globo.

— Em mais de duas décadas de profissão, passei por praticamente todos os veículos do Grupo Globo. Tenho orgulho de integrar esse grupo que produz, posso dizer com certeza, o melhor produto jornalístico do país, em todas as plataformas, com responsabilidade, credibilidade e informação de primeira. A essência de todo esse compromisso com informação de qualidade está na longa trajetória do jornalista e empresário Roberto Marinho, que dá nome ao prêmio. Sem dúvida, o doutor Roberto foi um dos brasileiros mais influentes do século XX — disse Camarotti, ao receber o prêmio.

Berenice Seara lembrou o momento importante para a imprensa:

— É uma honra por si só ser agraciada com essa homenagem, mas ainda é mais especial isso ter acontecido neste momento em que nós, jornalistas, vivemos o desafio histórico das transformações modernas, das novas plataformas de informação — disse ela.