Título: De bicicleta, rumo à escola
Autor: Paranhos, Thaís
Fonte: Correio Braziliense, 27/08/2011, Cidades, p. 32

Governador do DF e ministro da Educação lançam projeto que prevê a entrega do equipamento a estudantes da rede pública. O Recanto das Emas é a cidade-piloto da ação

Com 32km de ciclovia, a maior do Distrito Federal, o Recanto das Emas foi escolhido entre cidades de todo o país para dar início ao programa Caminho da Escola. Na manhã de ontem, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, entregaram bicicletas a 300 alunos da rede pública de ensino para possibilitar o deslocamento de casa ao colégio. Durante o evento, o chefe do Executivo local também instituiu o Comitê Gestor da Política de Mobilidade Urbana por Bicicletas no DF.

Em todo o país, a primeira fase do projeto prevê a distribuição de 26 mil veículos. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) é financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). No Distrito Federal, os estudantes escolhidos para receber os equipamentos são dos centros de ensino médio 804 e 111 do Recanto das Emas. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) dará orientações aos adolescentes e emitirá a Carteira de Condutor de Bicicleta. Cada equipamento custou aos cofres públicos R$ 268 e o capacete, R$ 45.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Recanto foi escolhido como cidade-piloto em virtude do comportamento do brasiliense nas vias. "O Distrito Federal tem uma maturidade maior no trânsito. Mas reconhecemos que temos muito a fazer e os estudantes terão papel fundamental no processo", justificou. "O programa não tem limite, pode atingir milhões de estudantes desde que tenhamos segurança de que será feito um bom uso desse instrumento. Não podemos colocar em risco a segurança dos jovens", afirmou. Agnelo Queiroz destacou que o governo deve estudar medidas educativas e ideias para melhorar a sinalização e a fiscalização. "Queremos criar uma cultura de paz. Para isso, pretendemos construir mais 600km de ciclovias até o fim do meu governo."

Rapidez A estudante do 3º ano do Centro de Ensino Médio 804 do Recanto das Emas Nathália Jeane do Santos, 18 anos, receberá o equipamento, em definitivo, nos próximos dias e aprovou a iniciativa. Ontem, ela e os colegas testaram as bicicletas. "Sempre gostei de praticar esportes e achei o programa bastante interessante. Vou usar a minha com certeza", garantiu. A jovem contou que leva em média 20 minutos para se deslocar de casa até a escola. "Costumava chegar atrasada por causa da distância, mas, agora, vou gastar metade do tempo para ir ao colégio", calculou.

Um pouco cansada, a amiga de Nathália, Náthila Rita Assunção, 15 anos, aluna do 1º ano do CEM 804, também gostou da ideia, mas confessou que precisa melhorar o condicionamento físico. "Tenho que treinar um pouco, mas a iniciativa do governo é muito boa. Vamos chegar bem mais rápido na escola", observou. No DF, o projeto do governo federal conta com a parceria de diversos órgãos, entre eles o Detran e a Secretaria de Saúde. Segundo o ministro da Educação, os estudantes que desejarem aderir ao programa, mas sentirem a necessidade de uma consulta médica, poderão procurar as unidades públicas de saúde.

Foco Podem participar da iniciativa os estudantes maiores de 14 anos que residam a até 7km de distância da escola. Se a ideia der certo, o Distrito Federal receberá, na segunda etapa do programa, 3 mil bicicletas. Em todo o país, a estimativa do governo federal é entregar 150 mil equipamentos.

Sempre gostei de praticar esportes e achei o programa bastante interessante. Vou usar a minha com certeza" Nathália Jeane do Santos, estudante do 3º ano do Centro de Ensino Médio 804 do Recanto das Emas

Política cicloviária Durante o evento no Recanto das Emas, Agnelo Queiroz assinou um decreto que regulamentou leis que tratam da mobilidade urbana. A Lei nº 3.885, de 7 de julho de 2006, assegura a Política Cicloviária de Incentivo ao Uso da Bicicleta e à Inserção na Mobilidade Urbana Sustentável. A determinação prevê a promoção de ações e projetos em favor de ciclistas, pedestres e usuários de cadeiras de rodas. A implementação de infraestrutura cicloviária, a inserção de bicicletas no sistema viário e o incentivo a campanhas educativas também também constam da norma. O governador também regulamentou a Lei nº 4.397, de 27 de agosto de 2009, que cria o Sistema Cicloviário no DF, com o objetivo de incentivar o uso desse veículo e contribuir para o desenvolvimento da mobilidade sustentável. Para facilitar a locomoção por meio de bicicletas, a Lei nº 4.216, de 6 de outubro de 2008, permitirá o transporte de até cinco equipamentos nos vagões do Metrô-DF. Já a Lei nº 3.639, de 28 de julho de 2005, dispõe sobre a implantação de ciclovias nas rodovias do DF.