Título: PSPB pede registro
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 30/08/2011, Política, p. 5

Uma das 20 legendas que tenta obter a formalização perante a Justiça, o Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil (PSPB) apresentou ontem o pedido de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre os documentos encaminhados à Corte, o PSPB entregou uma lista com aproximadamente 581 mil assinaturas.

No texto entregue ao TSE, a sigla diz que "Representamos cerca de 13 milhões de servidores públicos, uma grande parte dos trabalhadores da iniciativa privada, os pensionistas, os aposentados, os comissionados e os pequenos e médios empresários". Atualmente, outra legenda ligada ao funcionalismo público também coleta a documentação exigida pelo TSE: o Partido Democrático dos Servidores Públicos (PDSP), que já coletou pouco mais de 100 mil assinaturas, segundo o presidente da sigla, Cleiton Pinheiro.

A exemplo do PSD e demais agremiações que tentam obter registro, o PSPB precisa ser formalmente criado até 7 de outubro deste ano para concorrer às eleições de 2012.

Na edição de ontem, o Correio traçou um perfil das agremiações que atualmente tentam viabilizar sua criação no TSE, como o Partido da Transformação Social (PTS), ligado ao sindicalismo; o Partido Ecológico Nacional (PEN) e o Partido do Meio Ambiente (PMA), dedicados às causas ambientais.