Título: À espera do julgamento
Autor: Abreu, Diego; Rizzo, Alana
Fonte: Correio Braziliense, 09/09/2011, Política, p. 3

Dezessete dos 38 denunciados por envolvimento no mensalão apresentaram ontem suas alegações finais ao Supremo Tribunal Federal (STF). O último a protocolar a defesa foi o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken. No começo de junho, Gushiken foi beneficiado por decisão do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que pediu sua absolvição por falta de provas. Gurgel também pediu que Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do Partido Liberal, seja inocentado.

Entre os réus que apresentaram a defesa no último dia do prazo, estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, os deputados federais João Paulo Cunha (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP), o ex-deputado José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. O publicitário Marcos Valério havia entregado a defesa na terça-feira, enquanto outros acusados, como o presidente do PTB, Roberto Jefferson, e o marqueteiro Duda Mendonça, manifestaram-se na semana passada.

A maioria dos réus tem como principal argumento a alegação de que o mensalão não existiu. Jefferson, por exemplo, afirma que seu partido recebeu R$ 20 milhões do PT. Ele, porém, destaca que a quantia não foi paga em troca de apoio político, mas como parte de uma aliança para as eleições municipais de 2004. Já Duda Mendonça admite que pode ter recebido recursos provenientes de caixa 2 do PT.

Caberá agora ao ministro Joaquim Barbosa, relator da ação penal do mensalão no STF, analisar a documentação apresentada pelos réus, para então preparar seu voto. A expectativa é de que o relator leve o processo para ser julgado pelo plenário da Suprema Corte somente no primeiro semestre do ano que vem.

Os próprios ministros do STF admitem que o julgamento do mensalão deverá ser o mais longo da história do Supremo. Para se ter ideia, os advogados de cada um dos 38 réus terão direito a uma hora de defesa oral e o procurador-geral da República, a mais uma hora. Nos bastidores, estima-se que a análise, depois de iniciada, levará pelo menos duas semanas para ser concluída, mesmo com a possível realização de sessões diárias. (DA)