Correio braziliense, n. 19124, 05/10/2015. Política, p. 4

Corpo de José Eduardo Dutra será enterrado hoje em Belo Horizonte

O ex-senador e ex-presidente da Petrobras morreu aos 58 anos, vítima das complicações de um câncer de pele

 Juliana Cipriani

Belo Horizonte — Será velado hoje na capital mineira o corpo do ex-presidente do PT e da Petrobras José Eduardo Dutra, morto na madrugada de ontem, aos 58 anos, em decorrência de um câncer de pele contra o qual lutava havia cinco anos. O quadro do petista, que já se encontrava bastante debilitado, se agravou nas últimas duas semanas. Natural do Rio de Janeiro, ele se tratava em Belo Horizonte para ficar mais perto da família, que mora na maior cidade de Minas Gerais. Depois de ser velado no Funeral House, a partir das 10h, ele será cremado. Ontem, várias autoridades e lideranças lamentaram a perda do político, que se definia em uma rede social como “botafoguense, noveleiro e petista, em ordem cronológica, aos 7, 10 e 23 anos respectivamente”.
 
Carlos Moura/CB/DA Press - 2/2/11

Dutra se definia como "botafoguense, noveleiro e petista"

Zé Dutra estava afastado de cargos políticos desde fevereiro, quando se licenciou da Diretoria Corporativa e de Serviços da Petrobras para tratamento de saúde. Nascido no Rio de Janeiro e geólogo de formação, ele passou a infância em Caputira e a adolescência em Caratinga, ambas na Zona da Mata mineira. O petista teve papel importante na primeira eleição da presidente Dilma Rousseff (PT), sendo um dos três coordenadores da campanha, ao lado de José Eduardo Cardozo e Antonio Palocci. Na mesma época, entre 2010 e 2012, Dutra presidiu o PT, deixando o posto já em função da doença. Foi presidente da Petrobras por dois períodos, de 2003 a 2005 e de 2007 a 2009. Sua carreira política foi construída em Sergipe, que decretou luto oficial de três dias por causa da morte e vai celebrar uma missa na ocasião do sétimo dia de falecimento.

A presidente Dilma Rousseff disse ontem que o Brasil se despede de um “grande brasileiro”, seu “amigo e companheiro”. Ela destacou a atuação política do petista como presidente do Sindicato dos Mineiros de Sergipe, dirigente nacional da CUT e presidente do PT. Também afirmou que ele foi uma liderança comprometida com o Brasil e o povo. “Tive o privilégio de conviver com José Eduardo. Sua dignidade, inteireza de caráter e seriedade jamais serão esquecidas e são a nossa grande perda. Presto minha solidariedade a toda sua família e amigos.”