Valor econômico, v. 16, n. 3931, 27/01/2015. Empresas, p. B1

Fies terá 250 mil vagas até junho

Por Beth Koike e Lucas Marchesini | De São Paulo e Brasília

 

 
 
Charles Sholl/Futura Press/FolhapressMercadante, ministro da Educação: prioridade é ter cursos bem avaliados

 

O Ministério da Educação (MEC) informou que o Fies (financiamento do governo federal para universitários) terá 250,2 mil novas vagas neste primeiro semestre - o número foi antecipado ontem de manhã pelo Valor PRO, serviços de informação em tempo real do Valor.

A confirmação foi feita à tarde pelo MEC e às 17h os alunos e instituições de ensino puderam acessar o sistema do Fies. Nos primeiros 10 minutos, o site do Fies registrava 6 mil inscrições e não há previsão de adiamento de prazo que termina nesta sexta-feira.

Segundo fontes do setor, o atraso na abertura das inscrições - o mercado esperava que o site fosse aberto pela manhã - ocorreu devido a uma liminar judicial da Uniesp, instituição de ensino que é alvo de denúncias de uso irregular dos recursos do Fies.

Dos 250,2 mil novos financiamentos estudantis ofertados neste primeiro semestre, 65,4% serão destinados a cursos com conceitos 4 ou 5. Apenas 31% dos cursos de graduação presencial têm essas notas, segundo levantamento feito pelo BTG.

Entre os grandes grupos de ensino, a Anima, DeVry e Whitney são as melhores classificadas, com 41% a 44% dos seus cursos classificados com conceitos 4 e 5. Já a Ser Educacional tem apenas 10% de cursos com essas notas, mas tem a seu favor o fato de quase todas suas instituições estão localizadas no Norte e Nordeste, regiões consideradas prioritárias no Fies. Caso as vagas não sejam preenchidas conforme os critérios de nota, elas são remanejadas levando-se em consideração outros requisitos como localização geográfica, cursos nas áreas de engenharia, saúde e formação de professores. A nota mínima para que um curso se enquadre nas exigências do programa é 3.

 
 

 

"No novo Fies, a prioridade é por alguns cursos, os mais importantes para desenvolvimento do Brasil e os mais bem avaliados da rede", disse o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, durante coletiva à imprensa. O ministro lamentou a pouca procura para cursos de física e química e prometeu criar um "programa específico para formação de professores na rede pública. Lançaremos programa integrado, novo, inteiramente para eles".

Mercadante informou ainda que o programa de financiamento estudantil terá novas vagas no segundo semestre, mas não informou o número exato. Já o período para renovação de contratos do crédito estudantil começa no dia 8 de fevereiro. Há cerca de 1,9 milhão de contratos de Fies em vigência que demandam quase que a totalidade do orçamento de R$ 18,8 bilhões do programa. "Todos terão o aditamento [renovação] garantido", disse o ministro da Educação. Porém, as instituições de ensino receberam com ressalva a notícia de que as renovações dos atuais contratos de Fies começam em fevereiro porque dessa forma o governo só pagará as mensalidades de janeiro e fevereiro a partir de março. O calendário do MEC previa a quitação da primeira parcela do Fies em janeiro.

Apesar dessas ressalvas, o mercado recebeu bem as 250,2 mil novas vagas de Fies neste primeiro semestre e promessa de abertura de novos contratos no meio do ano. "Foi positivo porque ficou dentro do que vinha sendo sinalizado pelo MEC desde o ano passado e parece que os critérios de nota dos cursos para concessão do Fies estão mais uniformes", disse Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, sindicato que representa as instituições de ensino. "Foi positivo no sentido que houve previsibilidade, algo que se perdeu no ano passado e muito importante ao investidor", disse um analista que acompanha o setor.

As ações das companhias de educação fecharam em alta, com exceção da Estácio que caiu 2,82%. O maior destaque foi a Ser que terminou o pregão com valorização de 12%. A corretora do Citi comprou R$ 1,6 milhão em papéis da Ser, que tem baixa liquidez. Já a Kroton foi a maior alta do Ibovespa, com valorização de 3,35%. Já a Anima oscilou fortemente durante o pregão, com o papel abrindo em queda, com uma alta de quase 9% no meio da tarde e terminando o dia com avanço de 1,48%.