Título: Medidas para prevenir crimes
Autor: Bernardes, Adriana
Fonte: Correio Braziliense, 09/09/2011, Cidades, p. 24

Os índices de criminalidade no Distrito Federal vão cair até o fim deste ano, acredita o governo local. Além da operação Marco Zero, lançada na última segunda-feira, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) dará início, em outubro, ao policiamento preditivo. Além disso, as rondas ostensivas da Polícia Militar vão mudar. O GDF também vai estudar estratégias a fim de conter os estupros e fazer campanhas para que o cidadão não reaja a assaltos. As medidas foram anunciadas após a divulgação das estatísticas de crimes ocorridos no primeiro semestre deste ano. Os números revelam o aumento de 14 dos 30 tipos de ocorrências listadas.

A criminalidade geral cresceu 3,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. As ocorrências de tráfico de drogas saltaram de 691 casos para 1.065, ou 54,1% a mais. Em seguida aparece o estupro, com 356 casos, número 47,7% maior que os 241 registrados em 2010. Uso e porte de drogas, e tentativa de estupro completam a lista dos delitos que mais cresceram no período.

O subsecretário de Operações de Segurança da SSP-DF, coronel Jooziel de Melo Freire, afirmou que o aumento dos casos de tráfico e uso e porte de drogas refletem o cerco da polícia por meio de operações de combate ao comércio e consumo dos entorpecentes.

Já o aumento no índice de estupros, segundo a SSP-DF, é resultado das campanhas do governo encorajando as mulheres a denunciar a violência e do atendimento de excelência que recebem na Delegacia Especializada na Mulher (DEAM). O coronel Jooziel reconhece, no entanto, que um dos desafios é combater o crime que ocorre dentro de casa. "Dos 356 casos, 24 mulheres foram atacadas nas ruas. Isso mostra que o problema é muito mais complexo e precisamos criar uma metodologia para enfrentar esse tipo de crime", disse.

A grande aposta do governo para reduzir a criminalidade no DF é o que os técnicos chamam de policiamento preditivo. "Estamos avaliando o histórico dos crimes praticados nos últimos cinco a 10 anos. Com isso, vamos saber em quais períodos determinadas ocorrências costumam aumentar, além do dia, da hora e do local. Vamos nos antecipar com ações para evitar que aconteçam", explicou o coronel. "Já lançamos o Plano de enfrentamento ao crack e a outras drogas. Isso vai enfraquecer esse tipo de crime e, consequentemente, reduzir outros", acredita.

Nas rondas ostensivas, a Polícia Militar passará a circular com as luzes (rotolight) acesas e, em intervalos de 20 minutos, as sirenes deverão ser acionadas por cinco minutos. "Isso inibe a ação dos criminosos. Dá tempo para o marido refletir antes de agredir a mulher", exemplificou o subsecretário de Operações de Segurança da SSP-DF. Todas as ações serão feitas simultaneamente à Operação Marco Zero, implantada em três fases: enfrentamento ao tráfico, formação de vínculo com o morador de rua e ocupação das áreas.

Investimento de R$ 65 milhões Lançado em 31 de agosto, o plano prevê 86 medidas, sendo que 16 devem ser executadas imediatamente. Entre elas estão a criação de 11 ambulatórios de rua e o lançamento de concurso público para contratar 250 profissionais que atuarão em unidades terapêuticas e nos Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CapsAD). O enfrentamento aos entorpecentes conta com investimento de R$ 65 milhões, dinheiro que será aplicado em quatro anos.