Título: Dilma e Lula bons de estrada
Autor: Maciel, Alice
Fonte: Correio Braziliense, 10/09/2011, Política, p. 9

Presidente intensifica viagens, mas números mostram que ela rodou pelo país com menor frequência do que o antecessor, no mesmo período. Diferença chega a 26 mil quilômetros

Belo Horizonte ¿ Depois de acalmar os ânimos no Planalto e superados os escândalos envolvendo os ministérios, a presidente Dilma Rousseff intensificou as viagens pelo Brasil, mas, em se tratando de colocar o pé na estrada, ela ainda está muito atrás do seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante os primeiros oito meses de mandato, a presidente rodou 85.682 quilômetros pelo país, 26.683 a menos do que o ex-presidente viajou no mesmo período em 2003. O levantamento foi feito com base em relatórios de viagens dos dois, considerando a distância percorrida apenas em território nacional.

Com menor número de viagens, a presidente Dilma se mostra mais caseira em relação ao seu antecessor. Enquanto Lula passou 87 dias fora de Brasília, em 46 viagens por 18 estados, a presidente viajou 39 vezes em 37 dias. Foram 13 estados percorridos pela petista. O mais visitado ¿ 11 vezes ¿ foi o Rio de Janeiro, que, inclusive, foi o que inaugurou, em 13 de janeiro, a agenda de viagens da presidente. O motivo de sua ida foi a tragédia causada pelas chuvas na região serrana fluminense.

Marca ainda o estilo mais reservado da presidente e a rapidez de suas viagens. De todas elas, apenas uma não foi bate-volta, ou seja, ela foi e voltou no mesmo dia. A vez que a presidente ficou mais tempo fora de casa foi em maio. Ela usou dois dias para percorrer Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. A média de tempo em que ela permanece nos locais é de 4h30. Petistas dizem que Dilma precisava de tempo para arrumar a casa antes de embarcar no Aero-Dilma, mas que as viagens serão mais constantes.

Permanência Já o ex-presidente gostava mais de passar três, quatro dias seguidos viajando. Na primeira vez que deixou o Distrito Federal, Lula foi a três destinos: Teresina, para visitar a irmã Dulce; Recife, para visitar a comunidade Brasília Teimosa; e para Itinga, em Minas Gerais. Ele gastou dois dias para percorrer os três estados.

São Paulo e Minas estão entre os três estados mais visitados por Dilma até agosto. A primeira visita da petista a Belo Horizonte, sua terra natal, foi em 28 de março para o lançamento do programa Rede Cegonha. Ela também esteve em Minas para os velórios do ex-vice-presidente José Alencar e do ex-presidente Itamar Franco, e para a comemoração do Dia de Tiradentes, em Ouro Preto. Em sua última visita, em setembro, ela inaugurou o complexo Siderúrgico da Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB), em Jeceaba. E está previsto o seu retorno à capital mineira dia 27, para o anúncio de verbas para o metrô, BR-381 e BR-040.

Se a petista preferiu decolar mais para o Rio de Janeiro, o destino mais cobiçado pelo presidente Lula no início de seu mandato foi São Paulo, onde ele desembarcou oficialmente 15 vezes. Nas suas idas e vindas, ele inaugurou obras, fez reuniões e lançou programas. E Minas Gerais, mesmo não sendo seu berço, foi o segundo estado mais visitado, por onde ele passou cinco vezes.

Quilometragem

» LULA São Paulo - 15 Minas Gerais - 5 Paraná - 4 Rio de Janeiro - 3 Pará - 2 Piauí - 2 Pernambuco - 2 Rio Grande do Sul - 2 Santa Catarina - 2 Goias, Acre, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso e Amazonas - 1 Total: 46 viagens 18 estados

» DILMA Rio de Janeiro - 11 São Paulo - 8 Minas Gerais - 5 Bahia - 3 Pernambuco - 3 Rio Grande do Sul - 2 Sergipe, Ceará, Alagoas, Paraná, Amazonas, Santa Catarina e Roraima - 1 Total: 39 viagens 13 estados