Título: Obama pressiona
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 10/09/2011, Economia, p. 17

Richmond ¿ O presidente Barack Obama aumentou a pressão sobre seus adversários republicanos para que aprovem seu novo plano de US$ 447 bilhões para reativar a economia, anunciado na quinta-feira, que prevê corte de impostos de trabalhadores e de empresas que contratarem empregados.

"Vocês se comprometeram a não aumentar os impostos de ninguém, nunca mais. Não podem fazer exceção quando se trata de cortar os impostos das pessoas da classe média", afirmou. Sem o voto dos republicanos, que têm maioria na Câmara dos Representantes, o plano dorre o risco de não sair do pepel.

Obama iniciou ontem pelo estado da Virgínia uma viagem para promover o pacote de reativação econômica. No pronunciamento, ele voltou a pedir aos adversários que permitam um aumento dos impostos para os americanos mais ricos e conclamou o povo americano a exigir ação de seus congressistas, por meio de telefonemas, e-mails e mensagens no Twitter.

O presidente elogiou a moderada resposta de alguns líderes republicanos a seu plano, no momento em que os dois partidos enfrentam um eleitoral frustrado pelas dificuldades econômicas do país. "Fico satisfeito em ouvir alguns republicanos que disseram que tínhamos margem de manobra para trabalhar juntos. Eles disseram estar abertos a algumas das propostas para criar empregos", afirmou.