Após parecer por impeachment, PT decide que não irá 'prejulgar' Cunha

 

O Estado de São Paulo, n. 44571, 29/10/2015. Política, p. A4

VERA ROSA E RICARDO GALHARDO

 

No momento em que a ameaça de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff volta a ganhar força, a cúpula do PT vai enquadrar os deputados do partido no Conselho de Ética, recomendando que não haja “prejulgamento” do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A posição será referendada nesta quinta-feira, 29, pelo Diretório Nacional do PT, em reunião na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrará forte reação dos petistas contra o que ele chama de “ação orquestrada” para destruir o partido e o governo.

Com essa decisão, a cúpula do partido deixa claro que a palavra final sobre como proceder com Cunha será da direção. O próprio Lula já havia afirmado que Cunha tem direito a uma ampla defesa das acusações.

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

 

No auge do distanciamento da relação entre Dilma e Lula e sob a pior crise de seus 35 anos, o PT também tentará adotar um discurso de unidade em várias trincheiras - desbastando até mesmo as críticas mais ácidas ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy -, mas a divisão no partido é evidente.

Embora seis correntes do PT queiram que a sigla defenda desde já a cassação do mandato de Cunha, a estratégia combinada com o Palácio do Planalto é ganhar tempo. Suspeito de manter contas secretas na Suíça com dinheiro desviado da Petrobrás, o presidente da Câmara conseguiu retardar o processo contra ele no Conselho de Ética e pode ser julgado somente em 2016 por seus pares.

Cabe a Cunha decidir se dá ou não sequência ao impeachment contra Dilma, mas ele já tem um “álibi”: a assessoria técnica da Câmara emitiu parecer sugerindo a aceitação do requerimento apresentado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaína Paschoal, que pede o afastamento da presidente. Diante desta ameaça, a cúpula do PT e o governo fazem de tudo para não provocá-lo.

Nos bastidores, ministros avaliam que Cunha pode até mesmo ser obrigado a deixar o comando da Câmara, por ordem do Supremo Tribunal Federal, antes mesmo da decisão sobre seu futuro. Em conversas reservadas, aliados do deputado contaram que ele já ameaçou aceitar o pedido de impeachment de Dilma, caso o Supremo tente tirá-lo do cargo.

‘Banho maria’. A ordem para não cutucar Cunha e adotar a tática do “banho maria” já rachou o PT. Até agora, 32 dos 64 deputados do PT assinaram representação encabeçada pelo PSOL e pela Rede, cobrando a cassação do presidente da Câmara. Além disso, a corrente Mensagem ao Partido, grupo do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, apresentará hoje um documento pedindo respaldo do PT à ação contra Cunha.

“Os três deputados do PT no Conselho de Ética devem se pronunciar de forma unitária, mas não vamos nos manifestar previamente a respeito de uma questão sobre a qual Eduardo Cunha nem sequer se defendeu ainda”, disse o presidente do PT, Rui Falcão. “Como vamos julgar quem ainda nem é réu no Supremo? Está certo que não dão esse tratamento para nós, que somos sempre culpados até prova em contrário, mas não faremos isso.”

Na reunião dessa quarta-feira da Executiva Nacional petista, Falcão garantiu que o partido não está negociando com Cunha. “Quem tem acordo com ele é a oposição, que quer dar um golpe”, afirmou.

Questionado se não temia que Cunha desse o pontapé inicial no impeachment, o presidente do PT disse não haver base jurídica e legal para o afastamento de Dilma. “Isso é mais um factoide que a oposição quer criar, precipitando uma crise política na linha do quanto pior, melhor”, reagiu.

Para o secretário de Comunicação do PT, Alberto Cantalice, o partido terá de acompanhar o caso com cautela. “Não podemos fazer prejulgamento do presidente da Câmara”, disse ele. “Mas se até a direita pede a saída dele, como o PT vai ficar atrás?”, questionou o secretário de Formação Política, Carlos Henrique Árabe.