Título: A força de Sarney
Autor: Lyra, Paulo de Tarso; Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 16/09/2011, Política, p. 2

Cada vez que alguém dá o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), como um personagem político menor, ele ressurge com mais força. A posse do deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) no Ministério do Turismo hoje é prova disso. O grupo de deputados do PMDB insatisfeito com a nomeação chegou a brincar nos bastidores do partido: "Você conhece o novo líder do PMDB?", perguntavam para, em seguida, eles mesmos darem a resposta: "José Sarney".

A opinião de Sarney pesou na hora de a presidente bater o martelo sobre o sucessor de Pedro Novais, embora a indicação fosse da Câmara. Como ex-presidente da República, é um dos peemedebistas a quem ela ouve e confia. O que Dilma e Sarney têm em comum, entretanto, vai muito além da cadeira presidencial.

Os dois têm um amor confesso pelos livros e sempre citam os benefícios da democracia. Em seu discurso ontem no fórum do partido, Dilma fez questão de lembrar o governo Sarney, como defensor da democracia. Mais tarde, diria o ex-presidente que foi o único a administrar o país empunhando a bandeira do partido, com muitos aplausos. E, apesar de alguns parlamentares reclamarem nos bastidores da sua influência, ainda é a ele que Dilma recorre na hora do aperto.