Título: 300 veículos envolvidos em colisão
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 16/09/2011, Brasil, p. 7

Um engavetamento envolvendo aproximadamente 300 veículos, segundo a Polícia Militar, numa extensão de 2km, transformou a Rodovia Imigrantes, na Grande São Paulo, em cenário de guerra. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ao menos 29 pessoas foram resgatadas feridas e uma morreu nas colisões.

As circunstâncias do desastre ainda serão esclarecidas pela Delegacia Seccional de São Bernardo do Campo, responsável pela investigação, mas informações preliminares apontam para a perda de controle do motorista de um caminhão que transportava produtos químicos na altura do Km 41, na Represa do Alvarenga, em São Bernardo do Campo, sentido São Paulo, por volta das 13h de ontem. A forte neblina no local, que deixou a visibilidade inferior a 30 metros, contribuiu para o acidente, segundo relatos de motoristas e passageiros envolvidos no desastre.

Depois da sequência de colisões, foi acionado o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), de um pool de indústrias de Cubatão. Esse grupo ajudou nos trabalhos de resgate e na liberação da Rodovia dos Imigrantes. Os integrantes do consórcio de empresas levaram ao local do desastre um equipamento especial para cortar e alargar ferragens, além de um gerador com um farol de quatro lâmpadas de 1.000 watts cada uma para auxiliar os trabalhos na parte da noite. Com 27 anos de experiência em ações de resgate, o coordenador do PAM em Cubatão, Orlando Carvalho, funcionário da Petrobras, afirma nunca ter visto nada igual. "Nessas proporções, envolvendo tantos veículos, é a primeira vez que vejo algo assim", afirmou.

Chamas Com o primeiro choque, houve explosões no local do engavetamento, segundo os policiais que fizeram o atendimento inicial. Vários veículos pegaram fogo. As chamas precisaram ser controladas pela equipe de resgate, que se revezava no trabalho de retirar as vítimas das ferragens. Carros retorcidos, caminhões cobertos de fumaça e pessoas chorando formavam o caos visto na Imigrantes na tarde de ontem.

O trânsito ficou fechado até as 14h30 e depois foi liberado em uma faixa. O resgate incluiu 17 viaturas e 43 bombeiros. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, permaneceu sobrevoando o local e registrando imagens. Por volta das 20h30, o fluxo de veículos ainda não havia sido totalmente liberado. A identidade da vítima também não tinha sido divulgada.

"É a primeira vez que vejo algo nessas proporções, com tantos veículos"

Orlando Carvalho, coordenador do Plano de Auxílio Mútuo com 27 anos de experiência em ações de resgate