Título: Caixa reduz taxa de juros
Autor: Caprioli, Gabriel
Fonte: Correio Braziliense, 16/09/2011, Economia, p. 12

O movimento de retração da taxa de juros para o consumidor já começou. Depois que o Banco Central decidiu por uma queda de 0,50 ponto percentual na taxa básica da economia (Selic), os grandes bancos começaram, timidamente, a acompanhar a queda. O primeiro que anunciou menos encargos para o cliente bancário foi o Bradesco, seguido pelo Banco do Brasil. Ontem, foi a vez da Caixa Econômica Federal.

De acordo com a Caixa, a retração nos juros é de 0,73 ponto percentual para a pessoa física e de até 1,53 ponto percentual para as empresas. Para os consumidores, a tarifa está menor em seis linhas, como a do crédito pessoal, que caiu para 5,11% ao mês. Também baixaram os valores cobrados para as operações de antecipação do Imposto de Renda (2,55% ao mês), Crédito Direto ao Consumidor (5,41%), Crédito Pessoal na Conta Salário (3,73% ao mês), CDC Turismo (4,93%) e financiamento para MBA e pós-graduação (2,31%). A nova tabela entra em vigor na semana que vem.

Para as pessoas jurídicas a redução abrangeu as linhas de desconto de títulos, capital de giro parcelado e antecipação de recebíveis. De acordo com a Caixa, a queda neste momento vai se refletir na manutenção dos níveis de produção, renda e emprego.

O Banco do Brasil está operando sua carteira com redução média de 0,50 ponto percentual nos juros desde a última sexta-feira, 9 de setembro. O CDC salário caiu para 5,68% ao mês, enquanto o CDC Automático passou para 5,35%. No Santander, as taxas ainda são as mesmas, mas a queda está em estudo.