Título: De olho no Congresso
Autor: Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 19/09/2011, Política, p. 2
Nova York ¿ A agenda do Congresso Nacional tirou pelo menos dois ministros da comitiva ou de parte da programação da presidente Dilma Rousseff nos Estados Unidos. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi um deles. Convocado pelo presidente da Câmara, Marco Maia, para participar das reuniões de líderes que antecedem as votações sobre a regulamentação da emenda 29, o ministro da Saúde retorna a Brasília no fim da noite desta segunda-feira.
"Este é um assunto da pauta brasileira que discutirei lá a partir desta terça-feira. Nossa posição, a do governo, é buscar uma saída que atenda a todos", afirmou Padilha, que também não aposta na criação de outro imposto. Padilha foi o único ministro que não aproveitou o lindo dia de ontem em Manhattan para passear. Um dos compromissos na cidade foi um encontro com o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, para falar do programa Academia da Saúde, lançado no Brasil para redução da obesidade.
A intenção do prefeito é conhecer a experiência brasileira para tentar reduzir um problema crônico nos Estados Unidos. Antes, Padilha participou de uma reunião com membros dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) pela redução dos preços dos medicamentos.
Hoje, a saúde será o tema principal na Organização das Nações Unidas com a reunião plenária sobre o Controle de Doenças não Transmissíveis (CDNT), onde a presidente Dilma fará um discurso sobre o que o Brasil tem feito nessa área, caso do programa Academia da Saúde. As discussões na área de saúde terminam hoje e, sendo assim, Padilha ficou livre para retornar ao Brasil. Além dele, outra ministra que terminou presa em Brasília por causa da agenda da Câmara foi a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. Diante da perspectiva de apreciação da Comissão da Verdade na Câmara, ela e Dilma avaliaram que era melhor ela não ir. A ministra da Secretaria Especial das Mulheres, Iriny Lopes, seguiria com Dilma para Nova York, mas não foi porque quebrou o pé.
Na comitiva, muitos brincaram que Iriny "deveria tomar um banho de sal grosso". Além de quebrar o pé, recentemente foi alvo de reportagens do Correio sobre suas constantes viagens ao Espírito Santo, onde é pré-candidata a prefeita de Vitória. (DR)