O globo, n. 30064, 29/11/2015. País, p. 8

Datafolha: corrupção é o que mais preocupa o brasileiro

Tema desbanca saúde e está no topo da lista, com 34% de citações

Pesquisa Datafolha divulgada ontem apontou a corrupção como o maior problema do país. Foi a primeira vez, desde que o levantamento começou a ser feito, em 1996, que o tema apareceu como o que mais preocupa os brasileiros, desbancando a saúde, que liderava o ranking desde 2008.

Segundo a pesquisa, realizada dias 25 e 26 pelo jornal “Folha de S.Paulo”, 34% dos 3.541 entrevistados elegeram a corrupção como a maior mazela do país. Em 2013, quando houve grandes protestos populares, esse era um problema para apenas 11%. Naquele ano, saúde liderou com 48% e, na pesquisa divulgada ontem, ficou em segundo lugar (16%), seguida por desemprego (10%). Educação e violência estão empatados com 8%. A economia foi citada por 6%. Na sondagem sobre eleições presidenciais, o senador Aécio Neves (PSDB) lidera.

Rejeição a Lula chega a 47% e só perde para a de Ulysses

 

Índice de ex-deputado foi de 52% quando ele disputou a Presidência

pesquisa Datafolha foi feita na semana das prisões do senador Delcídio do Amaral (PT) e do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela Operação Lava-Jato. Ela também aponta um alto índice de rejeição ao nome do expresidente Lula. Quase metade dos entrevistados (47%) disse que não votaria nele de jeito nenhum na próxima eleição presidencial em 2018.

É uma das taxas mais altas já apuradas pelo Datafolha, só menor do que a rejeição atribuída ao ex-deputado Ulysses Guimarães (52%) em 1989, quando ele disputava a Presidência pelo PMDB. A sondagem não divulgou um histórico da rejeição de Lula.

LEGADO EM BAIXA

A pesquisa Datafolha traz, entretanto, uma outra forma de medição da popularidade do ex-presidente petista. Hoje, conforme o instituto, 39% o consideram o melhor presidente que o país já teve. Em 2010, esse índice era de 71%. No fim do ano passado, ele caiu para 56%, em abril deste ano, para 50%.

Numa simulação de cenário eleitoral para 2018, o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, lidera a pesquisa de intenção de voto feito pelo Datafolha com 31%. Lula aparece em segundo lugar, com 22%, empatado tecnicamente com a ex-senadora Marina Silva (Rede), com 21%. Luciana Genro (PSOL) aparece com 3%, Eduardo Jorge (PV) 2% e Eduardo Paes 2%. Não sabem ou não responderam 19% dos entrevistados. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

SEM AÉCIO, MARINA LIDERA

A pesquisa também mostra que Aécio é hoje o nome mais competitivo da oposição. Num cenário com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como candidato do PSDB, Marina lidera, com 28%. Lula tem 22%, e Alckmin, 18%.

Em todas as sondagens em que aparece, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) tem 2% das intenções de voto. Diante da crise política e do sentimento antipetista, o partido do vice sonha em lançar candidatura própria em 2018.

A presidente Dilma Rousseff teve uma melhora da sua avaliação de governo. O índice de reprovação caiu de 71% em agosto para 67% agora. Para 22%, a gestão é regular — antes eram 20%. Para 10%, ela é ótima ou boa — antes eram 8%.