O Estado de São Paulo, n. 44612, 09/12/2015. Política p. A6

Carta do vice-presidente ajudou na derrota na Câmara, avalia governo

VERA ROSA E TÂNIA MONTEIRO - O ESTADO DE S. PAULO

 

Planalto considera que texto de Michel Temer direcionado a Dilma Rousseff criou clima de conflagração na base aliada

 

BRASÍLIA - O governo atribuiu a derrota no primeiro teste do impeachment, nesta terça-feira, 8, à atuação do vice Michel Temer, que comanda o PMDB. Na avaliação do Palácio do Planalto, o clima de rebelião na Câmara dos Deputados piorou com o vazamento da carta escrita por Temer à presidente Dilma Rousseff. A presidente e o vice vão conversar nesta quarta-feira, 9, à noite, mas assessores dos dois lados afirmam que a oficialização do “divórcio” é apenas uma questão de tempo.

Nos bastidores, ministros culparam Temer pelo agravamento da crise política e disseram que o gesto dele, rompendo com o governo, funcionou como um gatilho para que alas do PMDB e de outros partidos da base aliada se rebelassem contra Dilma. Menos de 24 horas após a divulgação da carta, o Planalto sofreu um revés na Câmara, quando o plenário aprovou uma chapa majoritariamente contrária a Dilma para a Comissão Especial que analisará o impeachment. À noite, porém, uma liminar do Supremo Tribunal Federal suspendeu essa decisão.

CONFUSÃO TOMA CONTA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS NESTA TERÇA-FEIRA

<

Gustavo Lima/Divulgação

Deputados brigam dentro da Câmara>

O dia foi de briga e muita confusão na Câmara dos Deputados. Após a abertura da votação secreta da escolha dos integrantes da Comissão Especial que será formada para decidir pela continuidade ou arquivamento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, houve tumulto geral, com gritaria, pedidos de adiamento da votação e até quebra das urnas. Leia Mais

<

“Eu não estou rompendo com o governo, mesmo porque sou o vice-presidente. Fiz apenas um desabafo, que já deveria ter feito há muito tempo”, afirmou Temer a amigos com quem se reuniu nesta terça-feira, no Palácio do Jaburu. “Fiquei indignado com o vazamento de uma carta que era dirigida à presidente e a mais ninguém.” Na correspondência, Temer se queixou de “menosprezo” e afirmou ter passado os quatro primeiros anos de governo como “vice decorativo”.

Após se dizer “perplexa”, Dilma enviou dois emissários para conversar com Temer e saber o que poderia ser feito para recompor o relacionamento institucional. O primeiro foi o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams, recebido pelo vice após a meia-noite de segunda-feira. Depois foi a vez do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner.

No diagnóstico do Planalto, o vice não apenas não vai mover uma palha para ajudar Dilma a enfrentar o impeachment como deixou claro que pretende se juntar ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao dizer que o pedido para o afastamento dela tem “lastro jurídico”.

“Quem apertou o botão do impeachment foi o PT, e não o Temer”, reagiu Cunha. Depois de muitas idas e vindas, os três deputados do partido no Conselho de Ética decidiram votar contra o presidente da Câmara, acusado de manter contas secretas na Suíça com dinheiro desviado da Petrobrás. Cunha nega as acusações e aponta “perseguição” do Planalto.

Latim. O tom duro da carta de Temer provocou tanta tensão no governo que, ao longo do dia, auxiliares da presidente e do vice se acusaram mutuamente pelo vazamento. “Jamais eu ou o PMDB fomos chamados para discutir formulações econômicas ou políticas do país; éramos meros acessórios, secundários, subsidários”, escreveu Temer. Ele iniciou a carta com uma expressão em latim (“Verba volant, scripta manent”), que significa “a palavra voa, o escrito permanece”.

A ordem no Planalto foi não reagir, mas o governo passou o dia medindo a temperatura da nova crise, com monitoramento das redes sociais. A conclusão foi a de que tanto Dilma quanto Temer saíram perdendo com o episódio.