Título: Fraudes em série
Autor: Rizzo, Alana
Fonte: Correio Braziliense, 27/09/2011, Política, p. 6

O Correio mostrou em agosto que a Procuradoria da República de São Paulo encontrou fraudes no convênio com a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), alvo também da auditoria do TCU. Segundo as investigações, há fortes indícios de má aplicação do dinheiro público, favorecimento de diretores da entidade e uso de empresas fantasmas. A análise do material didático mostra ainda a utilização de trechos copiados da internet e de cursos de capacitação de grandes empresas. O repasse de R$ 1,1 milhão com a Abetar foi prorrogado por um ato do ex-ministro do Turismo, Pedro Novais.

A apuração começou no ano passado pela Procuradoria da República em São José dos Campos (SP). Segundo o MPF, a diretoria da Abetar contratava, sem licitação, empresas ligadas ao presidente da entidade, Apóstole Lazaro Chryssafidis, o Lack, para executar serviços previstos no convênio. O Grupo de Trabalho da Copa do Mundo, comandado pelo procurador da República, Athayde Ribeiro da Costa, alertou os ministérios do Turismo e do Trabalho e Emprego sobre brechas para desvio de dinheiro público nos projetos de capacitação profissional para a Copa do Mundo de 2014.

Em entrevista, Athayde afirmou que há um controle deficitário e uma dificuldade real na fiscalização de convênios de qualificação.

Outra reportagem revelou que duas entidades suspeitas de irregularidades assinaram convênios que somam R$ 18,9 milhões do ministério para o programa de qualificação dos trabalhadores que atuarão na Copa do Mundo de 2014. (AR)