Título: Obama eleva tom contra Europa
Autor: Bonfanti, Cristiane
Fonte: Correio Braziliense, 27/09/2011, Economia, p. 11

Mountain View (EUA)¿ O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elevou ontem o tom das críticas contra os países europeus, afirmando que a crise financeira no Velho Continente está assustando o mundo. Segundo ele, a raiz da instabilidade da Zona do Euro está no fracasso dos líderes da região em regulamentar seus bancos.

"Na Europa, vocês sabem, não se recuperaram plenamente da crise de 2007 e nunca solucionaram realmente todos os desafios que seu sistema bancário enfrentava", disse Obama em um fórum promovido pela rede social LinkedIn. "Agora, isso se soma ao que está acontecendo na Grécia, gerando uma crise que assusta o mundo", acrescentou. "Estão tentando adotar medidas responsáveis, mas essas ações não foram tão rápidas como era preciso."

Depois de semanas afirmando que a Europa tinha a capacidade de administrar a crise das dívidas soberanas, o governo de Washington passou a mostrar sinais de impaciência com os líderes políticos europeus. O receio é que a crise de endividamento que assola o continente europeu acabe contagiando a enfraquecida economia norte-americana, que também passa por um processo de desaceleração e ostenta uma taxa de desemprego de 9,1% da população economicamente ativa.

No início deste mês, Obama apresentou um plano visando à criação de empregos e à redução do deficit orçamentário do governo, mas enfrenta forte resistência da oposição republicana. Ontem, a agência de classificação de risco Moody"s afirmou, em comunicado, que o programa de redução do rombo fiscal é positivo para a nota de crédito dos Estados Unidos, mas considerou que a chance de sua aprovação é "extremamente pequena".