Título: Famílias em dívidas
Autor: Cristino, Vânia
Fonte: Correio Braziliense, 28/09/2011, Economia, p. 11
A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio (CNC), mostrou que o percentual de famílias com dívidas em cheque especial, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro recuou pelo quarto mês consecutivo, caindo de 62,5% em agosto para 61,6% em setembro. Apesar da queda, o indicador continua elevado em relação a igual período de 2010, quando 59,2% declararam ter contas a pagar.
A economista da CNC Marianne Hanson explicou que esse comportamento foi consequência do reflexo da oferta de crédito no mercado, do momento de incerteza que vive a economia e da contenção de crédito adotada pelo Banco Central. Marianne esclareceu também que os consumidores estão mais cautelosos na hora de ir às compras. "Mesmo com um patamar ainda alto na inadimplência, os brasileiros pagam suas dívidas. O momento ainda é de dúvidas, por isso os consumidores estão receosos em relação ao consumo", disse.
Para ajudar os endividados e amenizar os elevados índices de inadimplência, a empresa de análise de crédito Serasa Experian lançou a Campanha de Recuperação e Concessão de Crédito Natal 2011. O objetivo é garantir novas oportunidades para que os brasileiros renegociem dívidas antigas. No ano passado, informou a Serasa, foi recuperado o acesso ao crédito para 3 milhões de pessoas. Neste ano, a meta é beneficiar 4 milhões de consumidores, disse Vander Nagata, superintendente da Serasa Experian.