Título: Prêmio aproxima Lula e Walesa
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 29/09/2011, Política, p. 11

Instituto que leva o nome do ex-presidente polonês homenageará o brasileiro hoje. Embora compartilhem a origem sindical, os dois têm divergências ideológicas

Os dois ex-líderes sindicais conhecidos por terem alcançado as presidências dos seus respectivos países Luiz Inácio Lula da Silva e Lech Walesa, da Polônia, iniciam aproximação a partir de hoje. Depois de receber o título de doutor honoris causa do Instituto de Estudos Políticos de Paris, na França, o ex-presidente do Brasil receberá uma condencoração que leva o nome do polonês. Fundador do sindicato Solidariedade e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1983, Walesa foi eleito o primeiro presidente da Polônia após a derrocada do comunismo, em 1990. A entrega do prêmio a Lula, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), será feita hoje na cidade de Gdansk.

O Prêmio Lech Walesa foi criado em 2008 para reconhecer personalidades que se destacam pelo respaldo à liberdade, à democracia e à cooperação internacional. O instituto que concederá o prêmio leva o nome do ex-presidente polonês. Walesa lembrou as divergências com Lula, mas elogiou a atuação do ex-presidente brasileiro. "Nós dois estávamos envolvidos em sindicatos de trabalhadores, apesar de termos diferentes origens ideológicas. Tivemos a oportunidade de mudarmos os nossos países. Fico feliz de nos encontrarmos na Polônia."

Desigualdade social A instituição de Walesa divulgou uma nota para justificar a entrega do prêmio a Lula. Conforme o documento, o ex-presidente será condecorado "em reconhecimento por seus esforços para conseguir uma cooperação pacífica entre as nações, especialmente para reforçar o papel dos países em desenvolvimento no mundo dos negócios, e por sua contribuição para reduzir a desigualdade social". O presidente do Instituto Lech Walesa, Piotr Gulczynski, declarou que Lula implementou "reformas pacíficas" no Brasil. "Ele reduziu as desigualdades sociais e também tem desempenhado um papel de destaque como porta-voz para os países em desenvolvimento no exterior."

Lula foi o primeiro latino-americano a receber o título de doutor honoris causa do Instituto de Estudos Políticos de Paris. O petista já declarou que precisou fazer "tudo diferente" em relação a Walesa para conseguir se reeleger. O petista fez um governo sem alteração dos rumos da política econômica e conseguiu vencer nova eleição, encerrando os mandatos com alto índice de popularidade. Walesa promoveu um governo impopular na Polônia e não conseguiu se reeleger.

José Dirceu lança livro em Brasília e atrai políticos Uma procissão de políticos compareceu ontem ao lançamento do livro Tempos de Planície, de autoria do ex-ministro da Casa Civil e deputado federal cassado José Dirceu (PT-SP). O evento ¿ promovido no restaurante Carpe Diem, na Asa Sul ¿ atraiu nomes como o do senador Renan Calheiros (AL), líder do PMDB no Senado; o dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; o da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ); o do ator José de Abreu; o do cineasta Luiz Carlos Barreto, que veio com a mulher, Lucy Barreto; além da filha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lurian, que é assessora política do deputado federal Gabriel Chalita (PMDB-SP). O peemedebista também bateu ponto no lançamento. Durante o evento, uma equipe de tevê contratada por Dirceu colhia depoimentos sobre ele. O livro é um apanhado de 73 artigos publicados por Dirceu em jornais e revistas do Brasil a partir da cassação na Câmara dos Deputados, em dezembro de 2005. Os textos falam sobre o partido do ex-ministro, o PT, o governo federal e as relações entre poder e sociedade.