Título: Aposta em tecnologia
Autor: Mariz, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 29/09/2011, Brasil, p. 12

A Aeronáutica informa, por meio da assessoria de imprensa, que a quantidade atual de profissionais, cerca de 3,1 mil, está dentro da normalidade, atendendo satisfatoriamente a demanda, apesar do crescimento da aviação no Brasil. O treinamento, segundo o órgão, tem sido aperfeiçoado com simulações de controle antes de o aluno assumir as consoles reais, entre outras medidas. A implantação em andamento do Sistema Avançado de Gerenciamento e Informações de Tráfego Aéreo (Sagitário) é destacada como "um salto tecnológico na interface dos controladores de voo com as estações de trabalho". Além disso, a força ressalta estar investindo em redes de estações VHF e UHF, na modernização dos cerca de 700 radares do país e dos demais instrumentos de navegação aérea. Quanto aos reportes de incidentes, inclusive aqueles com acionamento do sistema anticolisão, o órgão afirma que nem toda ocorrência "consiste em risco à operação".

Para exemplificar, a Aeronáutica afirma que, nos Estados Unidos, pesquisa mostrou 38 mil ocorrências de acionamento de sistema anticolisão entre 3 milhões de voos. Em um centro de controle do Brasil não especificado pelo órgão ¿ existem quatro ¿, houve 24 incidentes, dos quais 80% tiveram uso do sistema que evita o choque entre aeronaves. Para Carlos Camacho, do Sindicato dos Aeronautas, o número é elevadíssimo. "Talvez eles estejam se referindo ao setor de São Paulo, que tem operação mista, de avião e helicóptero, o que ocasiona mais acionamentos. O problema é a falta de transparência. É não sabermos o que realmente ocorre por dentro do sistema pelo fato de o controle da aviação civil estar com militares", critica. Jorge Botelho, presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Voo, que representa os controladores civis, também se ressente da falta de informações. "Recebemos queixas de problemas de formação e de habilitação apressada dos profissionais, mas é difícil apurar", diz. (RM)