Título: Alterações na reforma
Autor: Gama, Júnia
Fonte: Correio Braziliense, 30/09/2011, Política, p. 4

O relator da reforma política na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana (PT-RS), anunciou ontem as últimas mudanças na proposta, antes que ela vá à votação na comissão especial, provavelmente na quarta-feira. A principal mudança é a redistribuição dos recursos partidários no financiamento público das campanhas.

A fatia a ser distribuída igualitariamente entre as legendas aumenta de 20% para 25%; 10% da verba será destinada aos partidos que elegerem um deputado federal; outros 10% àqueles que elegerem ao menos 10 deputados; e 5%, igualitariamente entre os partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os 75% restantes serão distribuídos de acordo com o número de votos obtidos pelas legendas na última eleição para a Câmara dos Deputados.

A segunda alteração visa incrementar a iniciativa popular. Além da possibilidade, já prevista no projeto original de tramitação de projetos de lei e emendas constitucionais a partir da reunião de 500 mil e 1 milhão de assinaturas, respectivamente, será permitida a tramitação com urgência das matérias. Para tanto, os apoiadores da proposta precisarão reunir o dobro do número mínimo de subscrições. Outra mudança é a introdução de segundo turno em cidades com mais de cem