Título: Dilma é mais popular que Lula
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 01/10/2011, Política, p. 7

Pesquisa divulgada ontem revela que a gestão da presidente da República e sua aprovação nesses primeiros nove meses de Planalto superam os índices verificados tanto pelo antecessor quanto por Fernando Henrique Cardoso na comparação dos períodos

Pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem mostra que as avaliações positivas tanto do governo quanto da presidente Dilma Rousseff seguem em alta, chegando a superar as de seus antecessores. Apesar de não ter sido feita uma pergunta específica sobre o assunto, a "faxina ética" promovida pela presidente ao substituir quatro ministros suspeitos de corrupção ajudou a melhorar a percepção do Palácio do Planalto perante a opinião pública, na avaliação do gerente de Pesquisa e Avaliação do Ibope, Renato Fonseca. Dilma teve uma avaliação de ótimo/bom por 51% dos entrevistados, ante 48% que pensavam da mesma maneira em julho. O estudo foi realizado entre 16 e 20 de setembro, com 2.002 pessoas, em 141 municípios.

O levantamento mostra uma ligeira queda na avaliação regular do governo, passando de 36% para 34%, dentro da margem de erro, de 2%. O número de pesquisados que consideram o governo Dilma ruim ou péssimo diminuiu de 12% para 11%. Já a aprovação pessoal de Dilma aumentou: 71% aprovam a presidente, enquanto 67% pensavam da mesma maneira em setembro. No outro polo, 25% desaprovavam Dilma em julho e esse percentual caiu para 21% na pesquisa divulgada ontem.

Os números impressionam não apenas pelo aumento gradual da aprovação à presidente, mas em comparação a seus antecessores. Dilma supera os resultados obtidos tanto por Luiz Inácio Lula da Silva quanto por Fernando Henrique Cardoso, após os primeiros nove meses dos governos Lula e FHC. Nesse mesmo período, enquanto 51% consideram o governo Dilma ótimo/bom, 43% tinham a mesma avaliação sobre a gestão Lula e 40% em relação a Fernando Henrique Cardoso.

Quando comparadas as aprovações, os resultados são ainda mais significativos. Não propriamente pelos números, mas pelo fato de Dilma, diferentemente de seus antecessores, não ter um perfil político tradicional, desenvolvendo toda a sua carreira como uma técnica muito bem qualificada. A pesquisa CNI/Ibope mostra que a aprovação a Dilma é de 71%. Após nove meses de gestão, o índice de Lula era de 69%, enquanto o de FHC, 57%.

Combate à miséria As ações do governo no combate à miséria e ao desemprego continuam sendo a principal fonte de aprovação da gestão Dilma. No primeiro caso, 59% apoiam as ações do Palácio do Planalto na área, enquanto 38% são contrários à maneira como essas políticas vêm sendo conduzidas. Em termos de crise financeira e temor de uma recessão internacional, os brasileiros mostram confiança nas ações de Dilma para manter o nível de emprego: 53% aprovam as iniciativas oficiais nessa área, enquanto 42% não acham que o governo esteja sendo realmente efetivo.

Educação e Saúde seguem sendo, disparadas, as áreas com pior avaliação perante a população, ambas com percepção negativa superior aos 50% ¿ no caso da Saúde, a desaprovação chega aos 67%. No de Educação, 51%.

Imposto Apesar de a saúde ter sido uma das áreas mais mal avaliadas na pesquisa CNI/Ibope, o mesmo levantamento mostrou que a população não está disposta a aceitar um novo imposto para financiar o setor. Em julho, 69% dos entrevistados desaprovavam o sistema tributário brasileiro e, agora, apesar de o percentual ter sofrido redução, ainda é considerado alto: 66%. A proposta de uma nova fonte de financiamento para a saúde está inserida na regulamentação da Emenda 29, em tramitação no Senado Federal.