O globo, n. 30.146, 19/02/2016. País, p. 6

PSDB tratará episódio como questão pessoal

Senador petista pede investigação sobre empresa que teria pagado a Mirian

“Não devemos ter uma posição que seja idêntica àquela que a oposição tem tomado até agora, de fazer prejulgamentos”
Humberto Costa
Senador ( PT- PE)

- BRASÍLIA- A direção do PSDB vai tratar as denúncias feitas pela jornalista Mirian Dutra, que teve um relacionamento extraconjugal com o ex- presidente FH, como um caso de caráter eminentemente pessoal, um drama familiar. No caso da acusação de que ele teria usado uma empresa — a Brasif — para repassar recursos para mantê- la na Europa, os tucanos estão preparados para o embate com os adversários no campo político. Ontem, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves ( MG), e outros líderes do partido conversaram com o ex- presidente por telefone e relataram que ele está chateado, mas sereno.

Nas conversas, FH negou repasses através da empresa citada e repetiu que custeou despesas da jornalista, os estudos do filho e a compra de um apartamento para o rapaz, em Barcelona, com recursos próprios.

— Ainda este mês, Fernando Henrique pagou a faculdade do Tomás, com recursos próprios. Até onde sabemos, a jornalista morava no exterior e foi contratada por uma empresa. Mas, se ela fez um contrato com essa empresa, essa é uma coisa de caráter pessoal, dela. É a primeira vez que isso é tratado dessa forma na imprensa. Mesmo no caso de Rosemary Noronha, o assunto sempre foi tratado como sendo ela uma amiga íntima de Lula, nunca nesse nível — disse o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima ( PB).

O líder tucano informou que o filho de Mirian, Tomás Dutra, também teria ligado ontem para se solidarizar com Fernando Henrique. Reservadamente, parlamentares tucanos interpretam o rompimento do silêncio da ex- amante de Fernando Henrique Cardoso como “vingança passional tardia, sem nenhum aspecto público”.

Citado pela jornalista Mirian Dutra como uma das pessoas que a acolheu em Portugal, o ex- senador e ex- embaixador do Brasil em Lisboa Jorge Bornhausen disse que FH nunca lhe pediu nada em relação ao contrato com a Brasif S. A

— Ela pode ter conseguido o contrato através do seu cunhado Fernando Lemos. O Fernando Henrique não iria me fazer um pedido dessa natureza — garantiu Bornhausen.

Outros líderes da oposição também se solidarizaram:

— O ex- presidente Fernando Henrique, como todos sabem, sempre teve um comportamento ético irrepreensível durante o período em que foi presidente. Agora, surge essa denúncia, a palavra está com ele, para prestar os necessários esclarecimentos — comentou o presidente do PSB, Carlos Siqueira.

Depois de participar de uma reunião de senadores do PT com o ex- presidente Lula, em São Paulo, o senador Lindbergh Farias pediu investigações sobre a empresa que teria pagado despesas de Mirian.

— A gente vai lutar para que haja investigação contra todos. A gente vê hoje o caso do expresidente Fernando Henrique Cardoso. Se fosse contra o presidente Lula, isso era um escândalo — disse o senador.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa ( PT- PE), disse que o caso de FH não teria sido tratado na reunião com o ex- presidente petista. Mas afirmou entender que, se houve desrespeito à lei, o assunto deve ser investigado.

— Nosso entendimento é que não devemos ter uma posição que seja idêntica àquela que a oposição tem tomado até agora, de fazer prejulgamentos e de acusar. Nós vamos aguardar — disse ele.

Presente no almoço com Lula, o presidente do PT, Rui Falcão, não quis comentar.