O Estado de São Paulo, n. 44.668, 03/02/2015. Política, p. A8

Ex-Ministro morre no Rio aos 74 anos

Ele foi chanceler no governo FHC, entre 1995 e 2001, atuou no Cebri e na Firjan

Por: Fábio Grellet

 

LUIZ FELIPE LAMPREIA -  1941 / 2016

 

O ex-ministro das Relações Exteriores Luiz Felipe Lampreia, de 74 anos, morreu ontem no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na zona sul do Rio. O hospital não foi autorizado pela família a informar detalhes sobre a morte.

Há cerca de um mês, o ex-ministro, que exerceu o cargo de janeiro de 1995 a janeiro de 2001, durante a gestão Fernando Henrique Cardoso (PSDB), tinha recebido alta do Hospital Samaritano, também em Botafogo, onde se tratava de um tumor pulmonar. Lampreia será cremado amanhã.

Nascido no Rio em 19 de outubro de 1941, Lampreia cursou sociologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Concluiu o curso em 1962 e no mesmo ano ingressou no Instituto Rio Branco, a escola diplomática brasileira.

Além de ministro, o diplomata desempenhou as funções de secretário-geral do Itamaraty, subsecretário de Assuntos Políticos Bilaterais,representante permanente do Brasil em organismos internacionais em Genebra, embaixador em Lisboa e em Paramaribo (Suriname) e porta-voz do Ministério das Relações Exteriores. O Itamaraty publicou ontem nota lamentando a morte do ex-ministro.

O diplomata foi professor associado de Relações Internacionais da ESPM-Rio e atuou no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), do qual foi vice-presidente emérito.

Lampreia ocupou a presidência do Conselho de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) e integrou os conselhos de várias empresas internacionais, como McLarty Associates e Oxford Analytica, Partex Oil and Gas, Souza Cruz, Coca-Cola e Caixa Geral de Depósitos. Casado com Lenir Aché Carneiro da Cunha, Lampreia deixa filhos, entre eles o músico Rodrigo Lampreia.

 

Blog. Lampreia mantinha um blog sobre política internacional no site do jornal O Globo. Suas últimas postagens ocorreram em outubro de 2015. Em artigos, o diplomata criticou a entrada da Venezuela no Mercosul e reclamou de seu sucessor, Celso Amorim, quando o Brasil encerrou as negociações para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

Há um mês, Lampreia acompanhou 40 embaixadores aposentados e assinou um manifesto em favor do governo brasileiro em um episódio diplomático com Israel. O governo israelense divulgou o nome de Dani Dayan, líder de assentamentos em territórios palestinos, para ser o embaixador do país em Brasília,mesmo sem a concessão do agrément, autorização concedida pelo governo brasileiro.

 

Acervo. Em 2008, o diplomata doou seus arquivos à Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-Rio). A instituição passou a guardar ao menos 7 mil documentos e textos, inclusive da época em que Lampreia desempenhou a função de ministro das Relações Exteriores.

O acervo é composto por correspondências, estudos, análises e discursos. É expressiva a correspondência com diplomatas e políticos, entre eles o ex- presidente Fernando Henrique Cardoso.

Entre os temas tratados nos documentos estão as relações do Brasil com diversos países, em especial os integrantes do Mercosul e da União Europeia, o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), a ONU e a OEA.

 

REPERCUSSÃO

Dilma Rousseff

Presidente da República

“Neste momento de grande pesar, transmito minhas condolências aos familiares e amigos do ex-ministro, recordando sua contribuição para o Brasil, ao longo de quase quatro décadas de trabalho dedicado ao serviço público”

 

Ministério das Relações Exteriores

Em nota oficial

“(Luiz Felipe Lampreia) Teve destacada atuação no tratamento de temas financeiros, econômicos e comerciais. Deixa um exemplo de hábil negociador, sempre em defesa do interesse público e do Brasil, e a lembrança de um colega respeitado e querido”

 

José Serra

Senador (PSDB-SP)

“Sobre a morte de Luiz Felipe Lampreia: homem público exemplar e diplomata competente. Perdi um colega de trabalho e acima de tudo um amigo”

 

Geraldo Alckmin

Governador de São Paulo (PSDB)

“Luiz Felipe Lampreia foi fundamental na transformação do País em interlocutor nos principais temas geopolíticos e comerciais. Pensador refinado e debatedor de primeira linha, bateu-se, até o final, pela recuperação dos nobres princípios democráticos e civilizatórios”

Senadores relacionados: