Título: Empresas atentas
Autor: Freitas, Jorge
Fonte: Correio Braziliense, 02/10/2011, Economia, p. 14

Cientes do aumento da renda dos aposentados e pensionistas e diante das estatísticas mostrando que esse contingente vai crescer consideravelmente nos próximos anos, as empresas estão aumentando o leque de produtos e serviços voltados a esse público. Hoje, é comum ver propagandas destinadas aos mais velhos e encontrar hotéis com atendimento voltado a essa faixa de consumidores.

Diretor do Instituto Brasil Data Senior, Marcelo Guerra diz que são os homens os que mais procuram reforçar o poder de compra ao se aposentar. Porém, com a crescente presença das mulheres no mercado de trabalho, esse quadro tende a mudar. Que o diga a economista Abadia das Graças Coelho, 53 anos. Aposentada há uma década, ela ressalta que voltou à atividade para se realizar profissionalmente. "Enquanto tiver saúde, continuo trabalhando. Meus filhos ainda dependem de mim", justifica.

Com o caixa reforçado, Abadia frequenta academia, está sempre lendo um bom livro, viaja. A administradora de empresas Maria Lúcia Licht Cequine, 60, mesmo aposentada, faz projetos de consultoria para empresas públicas e privadas. "Com a renda complementar houve uma revolução na minha vida. Felizmente, para muito melhor", diz.

Para quem está de olho nessa leva crescente de consumidores, é bom anotar: de 1994 para cá, o número de pessoas com mais de 60 anos cresceu 77%, mais do que o dobro do salto demográfico do Brasil, de 25%. Nesse período, a parcela de idosos na população passou de 7% para 10,25%. Em 2050, eles serão 63 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).