O Estado de São Paulo, n. 44667, 02/02/2016. Política, p. A4

PT vai à televisão para tentar conter corrosão política e eleitoral de Lula

Crise. Inserções publicitárias do partido priorizam a defesa do ex-presidente, desgastado após revelações de ligações com empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato; aliados já articulam uma candidatura presidencial em 2018 sem ter o petista à frente da chapa

Por: Alberto Bombig / Elizabeth Lopes

 

O PT intensifica a partir de hoje uma campanha para tentar conter o processo de corrosão eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva. Líderes do partido e até assessores diretos do ex-presidente, em conversas reservadas nos últimos dias, avaliaram que o estrago político das mais recentes suspeitas levantadas pelas investigações em curso está se tornando praticamente irreversível no médio prazo - até a eleição presidencial de 2018.

Nas palavras de um petista com acesso a Lula ouvido pelo Estado, ao menos por enquanto, o problema do ex-presidente é mais grave na esfera política do que na criminal, na qual, segundo o próprio juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na 1.ª instância, ainda não há investigação formal que tenha Lula como foco.

O PT teve acesso a pesquisas variadas sobre o desgaste imposto pelas investigações à imagem do ex-presidente e decidiu que uma reação conjunta de defesa de Lula se tornou imperativa, sob risco de o partido chegar sem um nome eleitoralmente viável às eleições de 2018, quando Dilma Rousseff não poderá mais concorrer ao Planalto porque já foi reeleita em 2014.

Lula vem perdendo pontos em praticamente todos os cenários nos quais é testado como candidato do PT a presidente e a rejeição ao nome dele vem crescendo a cada sondagem. Ontem, o Instituto Ipsos divulgou os resultados de um levantamento que questionou os entrevistados, no mês passado, sobre a imagem do ex-presidente. Apenas 25% disseram acreditar que Lula é “um político honesto”.

A despeito da defesa enfática de Lula em público, em privado petistas de alto escalão no partido e no governo já admitem que as ligações do ex-presidente com as empreiteiras alvo da Lava Jato, reveladas em capítulos nos últimos oito meses, são difíceis de serem explicadas politicamente. Anteontem, o próprio Lula admitiu ter visitado o condomínio Solaris, no Guarujá (SP), junto com o ex-executivo da empreiteira OAS Léo Pinheiro, condenado à prisão.

O Solaris é um dos alvos da Lava Jato. Lula e sua mulher, Marisa Letícia, tinham a opção de compra de uma unidade no condomínio, que foi assumido pela OAS após a quebra da Bancoop. A Lava Jato também apura a reforma feita por outra empreiteira, a Odebrecht, em um sítio localizado em Atibaia (SP) utilizado por Lula e sua família.

Para os petistas, até agora Lula tem apresentado respostas rápidas na esfera jurídica, porém deixado a desejar na política porque não consegue ser claro ao explicar qual a natureza de sua relação com as empreiteiras investigadas na Lava Jato.

 

Aliados. O desgaste de Lula fez aliados históricos do PT colocar em ação um projeto que tem como horizonte tirar o partido da cabeça de chapa em 2018. PDT e PC do B já trabalham nos bastidores com a possibilidade de ter um nome do PT como vice do ex-ministro Ciro Gomes (hoje no PDT) para a sucessão da presidente Dilma.

Um governador aliado de Dilma afirmou ao Estado que a própria presidente já admite a hipótese de apoiar um nome que não seja do PT para sua própria sucessão, desde que ele esteja empenhado em defender a atual gestão da petista.

 

TV. A partir de hoje, em rede nacional de rádio e TV, o PT fará uma defesa enfática do ex-presidente nas inserções do horário partidário gratuito. Ficarão relegados a segundo plano os conteúdos relativos à gestão Dilma e a questões do partido.

Em um dos quatro vídeos já tornados disponíveis, o presidente da sigla, Rui Falcão, diz que o País inteiro sabe o que Lula fez para melhorar a vida do povo brasileiro.

“Por isso mesmo, ele tem sido alvo de ataques, provocações e perseguições pelos preconceituosos de sempre. Eles não aceitam que o Lula continue morando no coração do nosso povo, principalmente daqueles que mais precisam”, afirma Falcão.

Apesar de Lula não aparecer no vídeos, a defesa feita por Falcão é enfática. Já Dilma não aparece nas quatro inserções e não há defesa de sua gestão. Nos vídeos, o PT vai afirmar que crises fazem parte da história de todos os países e que nenhuma dessas nações superou tais momentos sem trabalho e união.

Além dessas inserções, o programa partidário do PT está programado para o dia 23 deste mês. A ideia é defender a imagem do partido, abalada pelas investigações na Petrobras.

 

PARA LEMBRAR

Mudança incluiu sítio

Em reportagem publicada em 6 de janeiro de 2011, o Estado detalhou a mudança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua mulher, Marisa, de Brasília para São Paulo. “O restante da mudança do ex-presidente seguirá para seu sítio em Atibaia, no interior de São Paulo, e para um guarda-móveis da Granero, de acordo com a empresa. A mudança deve ser concluída até o final da próxima semana. Segundo a empresa, o serviço de mudança está avaliado em R$ 500 mil”, dizia o texto, que, na ocasião, não foi contestado por Lula.

_______________________________________________________________________________________________________

Relatórios indicam 111 viagens a sítio em SP

Levantamento feito pela revista ‘Época’ com base em documentos oficiais mostra deslocamentos de seguranças de Lula

 

Relatórios de viagem produzidos pelo Palácio do Planalto indicam que seguranças do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajaram 111 vezes a Atibaia e passaram 283 dias na cidade do interior paulista, entre 2012 e 11 de janeiro deste ano.

É em Atibaia onde fica um sítio de 170 mil metros quadrados, alvo de inquérito da Operação Lava Jato desde meados do ano passado.

De acordo com reportagem publicada ontem no site da revista Época, somente entre junho e julho de 2014, os seguranças de Lula passaram seis fins de semana na propriedade. As visitas mais recentes foram no início de janeiro, incluindo o período do réveillon.

A assessoria de imprensa do ex-presidente confirma que, “em dias de descanso”, Lula frequenta o sítio. A defesa do ex-presidente sustenta que o petista não é proprietário, mas “beneficiário indireto” do local. Os dados levantados pela revista Época são mais uma evidência de como Lula e sua família eram frequentadores assíduos de uma propriedade que, no papel, não lhes pertence.

 

Barco. Outra evidência de como o sítio era usado por Lula é que a ex-primeira-dama Marisa Letícia adquiriu um pequeno barco de pesca e indicou como endereço para entrega o sítio em Atibaia.

O sítio é de propriedade de dois sócios de Fábio Luís da Silva, filho do ex-presidente - Jonas Leite Suassuna e Fernando Bittar, filho de Jacó Bittar, fundador do PT e amigo próximo de Lula.

A área está no radar da Operação Lava Jato porque há a suspeita de que Lula tenha praticado a ocultação de patrimônio. Há também evidências de que uma reforma no local teria sido paga pela Odebrecht. Executivos e sócios da empreiteira são réus por corrupção, acusados de pagar propinas para obter contratos com a Petrobrás.

A reportagem da Época destaca ainda que Lula, como ex-presidente da República, tem direito ao serviço de segurança, mas que os agentes estiveram na propriedade até mesmo quando o petista estava em viagem fora do País - a lei não estenderia esse benefício a familiares. O Instituto Lula contesta essa informação.  Diz que o ex-presidente tem direito a cargos de livre provimento e que os seguranças poderiam acompanhar familiares de Lula. A assessoria do ex-presidente diz ainda que não confirma o levantamento feito pela revista.

_______________________________________________________________________________________________________

Advogado chama tríplex de ‘Minha Casa Minha Vida’

Nilo Batista, que defende Lula, diz que imóvel é ‘modesto’ e que suspeita de ocultação de patrimônio é ‘factoide’

Por: Luciana Nunes Leal

 

Integrante da equipe de defensores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o criminalista e ex-governador do Rio de Janeiro Nilo Batista classificou ontem de “factoides” as suspeitas de que o petista tenha sido proprietário oculto de um tríplex em Guarujá, no litoral paulista, e que tenha se beneficiado de uma obra da construtora Odebrecht em um sítio frequentado por ele, em Atibaia (SP). “O presidente se dá conta de que é uma luta antes de mais nada política e sente ser injustiçado e achincalhado sem ter feito nada”, afirmou.

Segundo Nilo, a mulher de Lula, Marisa Letícia, comprou cotas da cooperativa Bancoop para o empreendimento do Condomínio Solaris, no Guarujá. No entanto, o condomínio foi assumido pela OAS depois que a Bancoop quebrou. O advogado disse que o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, investigado na Operação Lava Jato, foi quem teve a iniciativa de fazer a reforma no apartamento que caberia ao casal Lula da Silva e que o petista nunca soube dos valores da obra.

“Tem candidato a presidente com apartamento na Vieira Souto. Este de Guarujá é um tríplex Minha Casa Minha Vida, coisa modesta”, comparou o advogado, sem citar diretamente o tucano Aécio Neves, que perdeu a disputa presidencial para Dilma Rousseff em 2014. Na época da campanha, Aécio morava com a mulher e os filhos em um apartamento na Avenida Vieira Souto, de frente para a praia de Ipanema. Segundo Nilo, é natural que presidentes de empresas tenham contato com Lula.

Senadores relacionados:

  • Aécio Neves

_______________________________________________________________________________________________________

Promotoria contesta explicações feitas por instituto

O Ministério Público Estadual de São Paulo divulgou ontem um questionário no qual contesta explicações dadas pelo Instituto Lula sobre as supostas ligações do ex-presidente com o tríplex que foi o centro da 22ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada na semana passada. A Promotoria suspeita que o apartamento pertença a Lula.

O texto do MP paulista contém oito perguntas, todas confrontando as informações concedidas pelo instituto sobre o tríplex do condomínio Solaris, localizado no Guarujá, no litoral paulista.

“Por que a OAS arcou com o pagamento de uma reforma de quase R$ 1 milhão sem um comprador pré-reservado?”, diz uma das perguntas do documento.

_______________________________________________________________________________________________________

Postura de Lula e do PT é de cinismo, diz Alckmin

Por: Erich Decat

 

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSD B), classificou ontem de “cinismo” e “hipocrisia” a postura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, suspeito de ser proprietário de um apartamento no Guarujá.

“Quero reafirmar e acrescentar que a postura do Lula e do PT é de cinismo e hipocrisia. Devem satisfação à população brasileira e à Justiça”, afirmou Geraldo Alckmin, após reunião com governadores de 25 Estados realizada em Brasília. “Cinismo em relação a tudo que está acontecendo. Achar que tudo isso é fantasioso, é cinismo.”

Nos bastidores, a postura de Alckmin quanto às revelações envolvendo Lula e o PT surpreenderam os próprios tucanos, que consideram o governador um dos mais comedidos nas críticas.

 

PT. Em nota publicada ontem, o presidente estadual do PT de São Paulo, Emidio de Souza, considerou desrespeitosas declarações de Alckmin feitas no sábado. O tucano afirmou que “Lula é o retrato do PT, partido envolvido em corrupção”. “São Paulo precisa de um governador que tenha atitude diante das denúncias que pesam sobre seu governo e seus assessores e não de um comentarista de denúncias fantasiosas contra o melhor presidente da nossa história.”