11/02/2016 O Globo - PAÍS - pág. 3
 

FALTAM KITS PARA EXAMES DE DENGUE

Ministério da Saúde admite que há problemas na compra e distribuição do produto aos estados
Por: Daniel Biasetto
 
DANIEL BIASETTO
daniel.biasetto@oglobo.com.br
 

O Ministério da Saúde está há 5 meses sem enviar aos estados os kits de sorologia para os exames de detecção de dengue. O Estado do Rio — atualmente em alerta para o risco de surto da doença — é um dos que está sem receber o material. Os kits também não chegaram a São Paulo, que só perde para Goiás entre as unidades da Federação com maior incidência de dengue. Os dois estados mais populosos do país já admitem dificuldades para realizar os exames.

O Ministério da Saúde admitiu que enfrenta, desde o ano passado, dificuldades para comprar o produto. Com isso, reconhece que “houve uma redução na distribuição regular de kits, e que a previsão é que a situação se regularize ainda este mês”.

O ministério argumenta, no entanto, que além dos testes sorológicos, existem outros exames laboratoriais capazes de identificar a doença.

 

NO RIO, RECURSOS PRÓPRIOS

No Estado do Rio, a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde afirmou que, para não haver prejuízo na identificação da doença, alguns destes insumos têm sido adquiridos pela própria Secretaria estadual de Saúde.

Já em São Paulo, o Instituto Adolfo Lutz ( IAL) informou ter pedido ao ministério, durante esses últimos 5 meses, cerca de 2,5 mil kits, mas nenhum deles foi entregue até o momento. O instituto vinha usando os kits ainda disponíveis, mas agora não há mais nada nos estoques.

“Até que a situação se normalize, o IAL manterá as amostras armazenadas, nas condições necessárias, para realização da sorologia quando houver disponibilidade de kits”, disse o órgão, em nota. O IAL reclama que as amostras de sangue de pacientes dos 645 municípios paulistas não podem ser analisadas até que a situação se normalize.

 

843 MORTES EM 2015

No ano ano passado, o Brasil registrou 1,6 milhão de casos suspeitos de dengue, um aumento de 180% na comparação com 2014. De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado em meados de janeiro, em 2015 foram confirmadas 843 mortes pela doença ante 473 óbitos do ano anterior, um aumento de 56%. O mês de abril foi considerado o pico de incidência dessas infecções.

Em São Paulo, 733 mil pessoas contraíram a doença em 2015, ante 227 mil em 2014. Goiás foi o estado com o maior proporção de pessoas com dengue: 2,5 mil casos por 100 mil habitantes, seguido de São Paulo ( 1.655) e Pernambuco ( 1.107).

No Rio, já no início de janeiro, foram registrados 661 casos suspeitos de dengue em todo o estado. Em 2015, foram quase 70 mil ocorrências, resultando em 22 mortes. O município de Resende, na região Sul Fluminense, teve o maior número desses óbitos: oito. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, o pico da transmissão da dengue ocorre nos meses de março, abril e maio.

___________________________________________________________________________________________________________________________

Novo teste vai detectar zika em apenas 5 horas

Unicamp começa os exames segunda- feira; hoje, resultado leva uma semana
 

- SÃO PAULO- A Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp), no interior de São Paulo, começa na próxima segunda- feira a fazer testes rápidos para detectar o vírus zika. O método é capaz de constatar a presença do vírus em amostras de sangue, saliva e urina, e o resultado sai num prazo de 5 horas.

O teste é resultado do trabalho de uma força- tarefa criada no final do ano passado por cientistas da Unicamp, da Universidade de São Paulo ( USP) e da Universidade Estadual Paulista ( Unesp). Inicialmente, as amostras serão recolhidas somente no Hospital das Clínicas de Campinas e encaminhadas para análise dos pesquisadores.

De acordo com a professora do Instituto de Biologia da Unicamp e coordenadora da pesquisa, Clarice Arns, embora o teste seja bastante preciso, ele só é capaz de detectar a presença do vírus durante a fase aguda da doença, ou seja, quando o paciente apresenta os sintomas da enfermidade.

— Se o paciente estiver na fase aguda, em 5 horas nós temos a resposta. Com isso, você elimina outros diagnósticos, como dengue e chicungunha. Um diagnóstico preciso é sempre importante, tanto para os pacientes quanto para quem está tratando deles. Agora, se quisermos saber se esse paciente teve contato com o vírus e não apresenta sintomas, nós temos que fazer o teste sorológico, que ainda é demorado e leva uma semana — diz Clarice.

 

APENAS UM TIPO DE ZIKA

A pesquisadora da Unicamp explicou que o teste molecular não é inédito. O método já era utilizado na detecção de outros vírus, e apenas foi modificado para identificar o zika. Ela acredita que o vírus seja mais estável do que o da dengue.

— A notícia boa é que o zika parece ter só um tipo, diferentemente da dengue, que tem quatro. Com o zika, uma vez infectado, você está imune.

Pesquisadores das três universidades paulistas têm trabalhado em conjunto para entender a atuação do vírus e suas possíveis consequências, como a microcefalia.

De acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, até o dia 30 de janeiro foram registrados 4.783 casos suspeitos da doença no país. O governo federal prometeu distribuir ainda neste mês um kit de um teste rápido para a detecção simultânea de dengue, chicungunha e zika.