Título: Celebridades de olho nas urnas em 2012
Autor: Filizola, Paula
Fonte: Correio Braziliense, 08/10/2011, Política, p. 4

Humoristas, jogadores de futebol e participantes de reality shows filiam-se a partidos para disputar uma vaga de vereador no ano que vemNotíciaGráfico

A família Tiririca pretende repetir o sucesso obtido nas urnas no ano passado. Depois de se eleger como o deputado federal mais votado em São Paulo com 1,35 milhão de votos, o humorista terá um filho candidato em 2012: o também palhaço Tirulipa. Apesar de estar em um partido de oposição ao governo federal, ao contrário do pai, o rapaz de 26 anos recebeu o apoio de Tiririca em sua decisão de ser candidato a vereador de Fortaleza pelo PSB. O prazo para filiação partidária de quem deseja disputar as eleições municipais de 2012 terminou ontem.

Depois de ser disputado por três partidos políticos, entre eles o PR, o mesmo do pai, Everson Silva, mais conhecido como Tirulipa, optou pelo PSB por influência do deputado federal Domingos Neto (PSB-CE), que é seu amigo e foi o mais votado do Ceará nas últimas eleições. O presidente do PSB em Fortaleza, Karlo Kardoso, confirmou a filiação de Tirulipa. Segundo Kardoso, o jovem tem um projeto político-administrativo para Fortaleza em defesa da cultura. O candidato de 26 anos, que tem um circo e integra a equipe do programa de humor Show do Tom, da TV Record, disse que pretende revolucionar a política e a cultura do circo no país.

Tirulipa também afirmou que pretende levar a juventude para um "caminho legal", com dança e teatro. "Quero brigar pela cultura e pelo humor. Vou começar devagar", afirmou Tirulipa. Apesar da expressiva votação de Tiririca no ano passado, ele disse que não tem pretensões de ser um fenômeno de votos como o pai.

Outro humorista também deve disputar as eleições municipais de 2012. Charles Henrique, que faz o personagem Charles Henriquepedia no programa Pânico na TV!, vai concorrer ao cargo de vereador no Rio de Janeiro. Depois de negociações com o PMDB e o PT, ele optou pelo PTdoB.

Ex-BBBs Jogadores e pseudocelebridades, principalmente ex-integrantes do programa global Big Brother Brasil, planejam concorrer a um cargo público daqui a 12 meses. Um deles é o ex-centroavante Washington. Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2004 pelo Atlético-PR com 34 gols e ídolo no São Paulo e o no Fluminense, o ex-jogador espera que o apelido de Coração Valente, por causa de um problema cardíaco que quase interrompeu a carreira nos campos, renda uma boa votação em 2012. Ele vai disputar pelo PDT uma cadeira na Câmara Municipal de Caxias do Sul (RS).

Já os ex-BBBs Daniel Rolim, Fernanda Cardoso e Priscila Pires também planejam concorrer. Todos se filiaram a partidos políticos, mas somente Daniel confirmou que vai concorrer a vereador em Recife nas eleições de 2012. Em São Paulo, o jornalista Jorge Kajuru filiou-se ao PPS, mesmo partido de Soninha Francine. Atualmente, ele é repórter esportivo, e ficou conhecido por suas declarações polêmicas e coleciona processos por causa de suas críticas.

A população brasileira está acostumada com candidatos políticos famosos. Na eleição do ano passado, além do palhaço Tiririca, foram eleitos os ex-jogadores Romário e Bebeto para deputado federal e estadual respectivamente, bem como os atores Stepan Nercessian, Miryan Rios, o ex-BBB Jean Wyllys e o boxeador Acelino Popó Freitas.