Título: Alívio para os pais
Autor: Martins, Victor ; Batista, Vera
Fonte: Correio Braziliense, 08/10/2011, Economia, p. 12

Apesar da escalada da inflação em diversos setores da economia, os pais não enfrentarão grandes problemas para escolher o presente do Dia das Crianças. Pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) apontou que alguns produtos e serviços para os pequenos tiveram queda no preço, em relação ao valor praticado no ano passado. A grande maioria, porém, subiu menos do que a média da inflação. O Índice Preços ao Consumidor (IPC) entre outubro de 2010 e setembro de 2011 subiu 7,14%, enquanto os artigos mais desejados pelas crianças registraram alta de 6,98%.

Entre os itens com queda significativa estão as bolas (-18,64%), os videogames (-10,56%) e os aparelhos celulares (-8,99%). Alguns produtos e serviços, em contrapartida, ficaram acima da inflação média. Entre eles estão os sanduíches (11,30%), as bonecas (10,99%) e as roupas infantis (10,94%). Ficou 8,41% mais salgado levar os filhos para o circo e para o parque de diversões.

Quando o presente pesa no bolso é hora de colocar em prática algumas regrinhas de planejamento financeiro. Para Mariana Borges, diretora de operações da corretora WinTrade, "fazer com que elas participem com uma quantia simbólica em uma viagem ensina como usar os recursos com responsabilidade", disse ela. Na opinião de Eli Borochovicius, professor de finanças da consultoria de educação financeira The Money Camp, os pais devem estipular um valor limite para o presente e acompanhar a criança à loja, devendo o mimo caber dentro do preço determinado. (VB)