Título: Negociações em aberto
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 08/10/2011, Economia, p. 13
Atenas ¿ O Fundo Monetário Internacional (FMI) espera que as negociações da próxima parcela de empréstimos para a Grécia sejam concluídas em breve e de forma positiva, mas as discussões ainda não acabaram. "Fizemos um bom progresso, mas ainda há questões importantes a serem discutidas. Nós, certamente, ainda estamos a alguma distância de concluir", disse ontem Poul Thomsen, chefe da missão do Fundo, ao negar a afirmação do governo grego de que o acordo estaria finalizado.
"Esperançosamente, concluiremos de forma positiva e em breve, mas ainda não chegamos lá", declarou Thomsen. O Ministério de Finanças grego anunciou na noite de quinta-feira que finalizara as conversas com o FMI. "A reunião de Evangelos Venizelos (ministro de Finanças) com os chefes da "troika" foi concluída. Durante a reunião, o memorando do FMI foi finalizado. Amanhã (hoje), haverá uma reunião para examinar o memorando da Comissão Europeia", divulgou o órgão, incorretamente.
Além da Grécia, Portugal também deve receber a visita do grupo formado por FMI, Banco Central Europeu (BCE) e União Europeia (UE). Uma equipe de especialistas da "troika" desembarcará em Lisboa nos próximos dias a fim de redirecionar os financiamentos para implementar as reformas econômicas já acertadas. A Comissão Europeia comunicou que a equipe, liderada por Herve Carre, ex-diretor-geral da Eurostat, agência de estatísticas da UE, está sendo enviada a pedido do governo português.