Correio Braziliense, n. 19264, 22/02/2016. Cidades, p. 19

Casa de Romário volta a ser invadida

Camila Curado

Em menos de cinco meses, a casa do senador Romário (PSB-RJ) tornou-se alvo de um assalto. Por volta das 15h de ontem, três menores tentaram roubar a residência, no Conjunto 9 da QL 24, no Lago Sul. Em outubro do ano passado, dois jovens foram detidos pela Polícia Militar, após invadirem o local — um deles também era adolescente. No caso desse domingo, dois deles fugiram e, mais tarde, os policiais os capturaram. Na hora, um adolescente de 17 anos foi apreendido por um agente da Polícia Rodoviária Federal, cedido para a segurança da residência do parlamentar.

Conforme a PM, que auxiliou nas buscas pelos foragidos, o agente percebeu a movimentação logo em seguida à entrada do trio. Os invasores não tiveram tempo para levar objetos da casa. No momento do incidente, nem o ex-jogador de futebol nem familiares se encontravam.

O policial rodoviário amarrou o jovem até a chegada da PMDF, que utilizou um helicóptero na procura pelos suspeitos. O adolescente foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente II (DCA II), na Asa Norte. Os outros dois envolvidos acabaram apreendidos, por volta das 17h15, em São Sebastião. Segundo a assessoria do senador, ele ficou sabendo do caso ainda na tarde de ontem e se disse satisfeito com a recuperação dos suspeitos.

De acordo com a PM, os menores não sabiam que a residência era do senador. Ao perceber que havia alguém no interior da casa, um dos adolescentes tentou se livrar de uma arma de brinquedo, jogando-a para o interior do imóvel por uma janela.

A tentativa de roubo ocorre em um início de ano complicado para a segurança no Distrito Federal. Apesar de os números gerais de violência caírem, os assaltos a casas aumentaram. Em janeiro deste ano, aconteceram 89 roubos a residências, contra 52 no mesmo período de 2015. Além disso, houve casos mais destacados no centro da cidade. Em 15 de janeiro, por exemplo, dois bandidos renderam quatro pessoas durante um assalto em um apartamento do Bloco K da 203 Sul. No dia 11 do mesmo mês, o vigilante da joalheria Carla Amorim, situada na QI 5 do Lago Sul, foi baleado durante assalto. Quatro homens bem-vestidos levaram joias e dinheiro. Cinco dias antes, também no Lago Sul, quatro assaltantes mantiveram três pessoas reféns durante um assalto a residência na QL 12, na Península dos Ministros.

 

Pulo na piscina

 

Em outubro do ano passado, Romário já teve dores de cabeça com outra dupla. De acordo com a PM, a namorada de um assessor do deputado estava no endereço, quando o interfone tocou. A jovem não atendeu ao chamado, pois não estava esperando ninguém, e viu pelas câmeras de segurança que eram dois rapazes em atitude suspeita. Policiais do 5º Batalhão da PM foram acionados e, quando chegaram ao local, viram os dois jovens dentro da casa de Romário. De acordo com a mulher, após tocarem o interfone e achar que não tinha ninguém, eles abriram o portão com um controle e entraram no quintal. Em depoimento, eles alegaram que foram até a casal para curtir a piscina. Na mochila deles, estavam roupas de banho e um narguilé. Os dois acabaram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) e para a DCA.