Título: Em busca de investimentos no Brasil
Autor: Pinto, Paulo Silva
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2011, Política, p. 2/3

Buscar novos investidores para o Brasil é a tarefa principal de três ministros que integram a comitiva brasileira em Bruxelas: Paulo Bernardo, das Comunicações; Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Aloizio Mercadante, da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Bernardo conversará com potenciais investidores na licitação da rede 4G de telefonia celular ¿ o edital da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá sair em janeiro. O governo espera atender com a tecnologia até a Copa de 2014 as 12 cidades sedes. A ideia é que as empresas se comprometam com metas mais ousadas em termos de prazo, número de cidades atendidas, velocidade de acesso, ainda que, segundo Bernardo, isso signifique arrecadar menos recursos com a licitação.

Conseguir parceiros para empresas brasileiras pauta a busca de Mercadante para a construção de um satélite geoestacionário, que será responsável pela transmissão de dados de defesa e por levar a banda larga a regiões do país aonde fica muito caro levar cabos de fibra óptica. O limite para colocar esse satélite em órbita é 2014, por questões regulatórias internacionais.

"Não existe um satélite desses pronto. Vamos desenvolvê-lo com quem fizer a melhor oferta de transferência tecnológica e de parcerias com empresas brasileiras", disse ele. A Embraer será responsável por agrupar todas as empresas envolvidas, o que, segundo Mercadante, poderá capacitar a empresa para atuar na área aeroespacial. Mercadante manteve encontros com autoridades europeias para falar do assunto. Já Pimentel participará nesta semana na Europa de vários fóruns empresariais. Ontem, ele teve um encontro com representantes da BMW, que estuda a possibilidade de instalar uma fábrica no Brasil. (PSP)