Título: "Uma espécie de Messias"
Autor: Pinto, Paulo Silva
Fonte: Correio Braziliense, 07/10/2011, Política, p. 2

Vesela Docheva (foto), 19 anos, nasceu em Gabrovo e frequentou a mesma escola em que o pai da presidente Dilma Rousseff estudou. Ela se formou em junho deste ano. Daqui a duas semanas, depois das férias, vai para a Alemanha estudar medicina. Ontem, ela voltou ao colégio para acompanhar a visita de Dilma e rever alguns amigos.

Ela contou em inglês impecável ¿ o pai emigrou para os Estados Unidos e ela o visita às vezes ¿ que a maior parte dos amigos vai sair da cidade ou do país para cursar uma faculdade. Gabrovo tinha 20 mil habitantes a mais do que hoje em 1991. Já foi um dos principais centros industriais da Bulgária. Depois da queda do regime autoritário marxista, em 1989, entrou em decadência.

Segundo ela, os mais velhos da cidade chamam Dilma de "a presidente búlgara do Brasil", o que ela acha exagerado. "Ela é mais brasileira do que búlgara", cita Vesela. Também avalia que é acima do razoável a expectativa de que Dilma possa ajudar a combalida economia do país. "As pessoas a veem como uma espécie de Messias. Ela poderá trazer alguns negócios e investimentos, talvez, mas não muito mais que isso."

Na avaliação de Vesela, desde o início da democracia no país a corrupção tem sido muito grande, o que provoca desalento e críticas por parte da população. "As pessoas aqui estão sempre reclamando." Do Brasil, ela conhece o futebol, a Amazônia e os filmes de crimes nas favelas do Rio. "Acho que o Brasil é como aqui: as pessoas ou são muito pobres ou muito ricas. Mas os pobres não são miseráveis como os da Bulgária, parecem alegres, felizes."