Título: PMDB de olho em Goiânia
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 05/10/2011, Política, p. 5

Deputado Sandro Mabel deixa o PR e passa a ser um dos nomes prováveis para a disputa eleitoral em Goiás no ano que vem

O deputado Sandro Mabel (GO) deixa o PR para filiar-se ao PMDB. Com isso, passa a ser um dos prováveis nomes para a disputa das eleições municipais de 2012 em Goiânia, já que o PMDB tem dificuldades em Goiás pelo desgaste dos atuais quadros políticos. Mabel deixa o PR após uma disputa política interna com a cúpula partidária que terminou com uma autorização judicial para deixar a legenda sem ser cobrado por infidelidade partidária. "O Tribunal Superior Eleitoral me deu ganho de causa para mudar de partido", disse Mabel ao Correio, cuja cerimônia de filiação ao PMDB está marcada para o próximo dia 20, mas a comunicação oficial ao TSE será feita até sexta-feira, a tempo de disputar as eleições do ano que vem.

As negociações para a filiação de Mabel foram conduzidas diretamente pelo comando do PMDB. Além do presidente da legenda, senador Valdir Raupp (RO), Mabel conversou também com o vice-presidente Michel Temer, com o líder na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e com o presidente do Senado, José Sarney (AP). "Avaliei as questões nacionais e locais e o caminho natural para mim é de fato o PMDB", completou.

Ele prometeu não repetir o mesmo erro que definiu o seu afastamento do PR. A disputa com a direção do partido começou quando Mabel insistiu em ser candidato à presidência da Câmara, mesmo o PR tendo fechado apoio à candidatura do petista Marco Maia (RS). "O PMDB já tem candidato a presidente em 2013, eu entro como soldado raso", disse ele, sem citar nominalmente o líder do partido na Casa, Henrique Eduardo Alves (RN).

Rumo ao PSD O PMDB também terá outro novo integrante vindo do PR. O deputado Giroto (MS) filiou-se ao partido para concorrer à prefeitura de Campo Grande. Também deixarão a legenda os deputados doutor Paulo César (RJ) e Homero Pereira (MT). Esses dois últimos vão filiar-se ao PSD.

O líder do PR na Câmara, Lincoln Portela (MG), não se surpreendeu com a saída dos parlamentares, o que reduzirá a bancada do partido na Câmara para 36 deputados. O desembarque de Mabel já era esperado desde o acirramento na relação dele com a direção partidária ¿ o deputado Valdemar Costa Neto (SP), na época em que presidia a legenda, destituiu o diretório regional do PR em Goiás só para desalojar Mabel do cargo de presidente local do partido. "Não havia mais clima para a convivência", afirmou Portela.

No caso do deputado Giroto, Portela afirmou que ele comunicara o desejo de concorrer à prefeitura de Campo Grande e que a legenda aceitou liberá-lo para buscar um partido que lhe desse condições para viabilizar o projeto político. "Não vamos pedir o mandato de volta por infidelidade porque o PR entende os movimentos de seus filiados", declarou Portela.

Sobre os dissidentes que migraram para o PSD, o líder do PR na Câmara disse que a única surpresa foi a saída do deputado doutor Paulo César (RJ), pois ele não havia dado qualquer sinalização de que pretendia deixar a legenda. Já o deputado Homero Pereira (MT) manifestara com antecedência a intenção de migrar para a nova legenda. "A rigor, até o momento, só perdemos dois deputados para o PSD. Não sei dizer se esse número aumentará até sexta-feira (prazo para quem deseja concorrer nas eleições municipais trocar de partido)", completou.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 05/10/2011 02:21