Título: Obama em dificuldade
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 05/10/2011, Economia, p. 12

Dallas (EUA) ¿ Com a popularidade em queda e diante das dificuldades de conseguir apoio no Congresso para seu plano de criação de empregos, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, admitiu ontem que não é favorito nas eleições presidenciais de 2012 e partiu para o ataque aos seus principais adversários da oposição. As sondagens recentes mostram que a maioria dos norte-americanos está insatisfeita com a forma como o governo administra a economia.

Em discurso feito na periferia de Dallas, no Texas, Obama criticou o líder do Partido Republicano na Câmara de Representantes, Eric Cantor, que disse, na segunda-feira, que o projeto para criar empregos, apresentado pelo governo no início de setembro, estava praticamente morto. "Gostaria que o senhor Cantor viesse aqui, a Dallas, e explicasse por que não acredita nesse projeto de lei de empregos", desafiou.

Reeleição A viagem ao Texas fez parte de um esforço do presidente norte-americano para sensibilizar a opinião pública e pressionar os congressistas a dar suporte ao programa. Mais do que os republicanos, o desemprego, que alcança 9,1% da população economicamente ativa e não dá sinais de recuo, é hoje o principal obstáculo aos planos de Obama para conseguir um segundo mandato na Casa Branca.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal The Washington Post e pela rede de tevê ABC News, o índice de aprovação do presidente caiu para 42% e o de desaprovação subiu para 54%. Apenas 37% dos entrevistados disseram esperar que Obama vença a reeleição, cifra que os analistas do Partido Democrata consideram preocupante.