Título: Samsung investe US$ 300 mi
Autor: Caprioli, Gabriel
Fonte: Correio Braziliense, 05/10/2011, Economia, p. 13

São Paulo ¿ Enquanto os países desenvolvidos estão à beira da recessão, a classe média brasileira, em franco crescimento, está atraindo a atenção das grandes multinacionais. A Samsung, gigante do segmento de tecnologia, é uma delas e pretende ampliar os investimentos no país. A sul-coreana planeja empregar US$ 300 milhões em uma fábrica em Limeira (SP) para, a partir de 2013, montar produtos da linha branca da marca no Brasil.

Ontem, a empresa lançou 32 modelos de eletrodomésticos para aumentar a participação no mercado nacional antes mesmo da conclusão da fábrica. Os nove refrigeradores, as três lavadoras de roupa, as duas secadoras, as duas máquinas lava e seca e os 16 condicionadores de ar estarão nas lojas em janeiro. Pelos próximos dois anos, porém, serão importados, com exceção dos aparelhos de ar condicionado, que já são feitos no complexo industrial de Manaus (AM).

Estratégia Segundo o vice-presidente da Divisão de Eletrônicos de Consumo da instituição, José Fuentes Molinero Jr., o mercado brasileiro se tornou fundamental para a companhia. "Hoje, o país já é o terceiro em importância para a empresa, atrás dos Estados Unidos e da China, e se tornou estratégico. No momento atual, o Brasil tem mais visibilidade e credibilidade, pela sua estabilidade econômica", destacou Fuentes. Ele afirmou que, no ano passado, de um faturamento total de US$ 135 bilhões da Samsung na área de eletrônicos no mundo, as vendas brasileiras responderam por US$ 5,1 bilhões. Nos próximos três anos, a companhia espera que essa parcela chegue a US$ 10 bilhões.

Márcio Portella Daniel, diretor de vendas da Divisão de Eletrônicos de Consumo, destacou que a linha branca era a única que faltava para a multinacional completar seu portfólio no Brasil. "Já temos a linha marrom (que engloba TV, imagem e som) e a produção de televisores e tablets", afirmou.

Embora esteja entrando em um mercado dominado por concorrentes de peso, como as marcas Brastemp e Consul, a Samsung deixou claro que não aposta em preços baixos. O alvo principal da empresa é a classe média, que ganhou 30 milhões de pessoas nos últimos oito anos.

A repórter viajou a convite da Samsung