Título: Enem será nos dias 22 e 23
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 05/10/2011, Ciades, p. 27

Ministro Fernando Haddad garante, no Senado, que a greve dos Correios não comprometerá a aplicação dos exames para 5,3 milhões de estudantes. No DF, 74.624 alunos farão as provas. Eles correspondem a 64% dos matriculados na rede local

Os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 22 e 23 podem respirar aliviados. A distribuição das provas e da entrega dos cartões de confirmação de inscrição não serão prejudicadas por conta da greve dos Correios. A garantia foi dada ontem pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante audiência pública no Senado. Segundo ele, a estatal presta o serviço de forma independente das demais operações. Haddad disse ainda que, desde segunda-feira, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pela seleção, abriu uma área em seu site para os alunos consultarem os locais de prova e imprimirem o cartão de confirmação de inscrição, que deve ser apresentado no dia do exame. "Estamos a cada ano aperfeiçoando os processos do Enem e o MEC está bem preparado", afirmou o ministro.

A paralisação dos Correios entra hoje no seu 22º dia e, provavelmente, o último. Ontem, enquanto o ministro participava da audiência no Senado, os dirigentes da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) chegavam a um acordo com a direção da estatal para pôr fim à greve, iniciada em 14 de setembro. Para que a categoria volte ao trabalho amanhã, a proposta da direção deverá ser aprovada em assembleia dos trabalhadores e receber o apoio de pelo menos 18 dos 35 sindicatos vinculados à Fentect.

Ainda que o movimento grevista não seja suspenso, a estatal já montou uma operação especial para evitar imprevisto que possa comprometer o exame. De acordo com a assessoria de imprensa nacional da empresa, os cartões de inscrição começaram a ser entregues na semana passada. Mesmo nas regionais mais distantes, como as situadas nos estados do Pará, Amazonas e Paraíba, as equipes estão dedicadas em tempo integral para superar os efeitos negativos da greve. Todas as regionais dos Correios relataram que não registraram nenhum incidente na entrega das confirmações de inscrição da prova.

Nos dias de provas ¿ 22 e 23 deste mês ¿, 5.366.780 estudantes do Brasil inteiro participarão do Enem, aplicado simultaneamente em 1.599 municípios. Entre os candidatos que estão terminando o ensino médio, 1.224.157 são de escolas públicas e 276.465, de estabelecimentos particulares. No DF, farão as provas 74.624 alunos, ou 64% dos matriculados na rede local.O conteúdo será cobrado em quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, além da redação.

» Data dos exames: 22 e 23 outubro

» Início: 13h

» Duração: 5h30. O estudante somente pode deixar a sala depois de duas horas de prova

» Não esqueça: nos dias dos exames é obrigatória a apresentação do documento de identificação original com foto e cartão de confirmação de inscrição. Caso o estudante tenha sido furtado, terá que apresentar o boletim de ocorrência policial, emitido no máximo 90 dias antes da prova.

Site: www. enem.inep.gov.br