O globo, n. 30197, 26/04/2016. Opinião, p. 17

Um Brasil hospitaleiro

O principal ganho dos Jogos é a projeção qualificada da imagem do país

OBrasil está na contagem regressiva para o maior evento esportivo do planeta. A cerca de cem dias das Olimpíadas, os preparativos para os participantes, esportistas e espectadores terem uma experiência inesquecível estão a todo o vapor. No Ministério do Turismo, o foco é mostrar um Brasil hospitaleiro, com serviços e produtos de qualidade, ao turista doméstico e internacional.

O desafio é grande. Só de membros da família olímpica são 60 mil pessoas. Temos, ainda, 25 mil profissionais de mídia, 70 mil voluntários e quase 500 mil turistas internacionais. A meta é melhorar ainda mais a experiência da Copa do Mundo, quando fomos bem avaliados por nove em cada dez visitantes que vieram para o Mundial.

Para isso, é preciso ampliar a divulgação e melhorar a infraestrutura e a qualidade dos serviços. Esses são as prioridades com que o Ministério do Turismo tem trabalhado. Na promoção, o objetivo é otimizar os ganhos do país com a isenção temporária de vistos para cidadãos de países estratégicos — EUA, Canadá, Japão e Austrália.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, a facilitação de viagens geraria um aumento de até 20% no fluxo entre os destinos. A isenção de visto para essas quatro nacionalidades de 1 º de junho a 18 de setembro pode gerar um acréscimo aproximado de 75 mil turistas internacionais e a injeção de US$ 80 milhões na economia brasileira.

Para o turismo, o principal ganho dos Jogos é a projeção qualificada da imagem do país. O governo federal tem o desafio de nacionalizar os ganhos com os megaeventos. O revezamento da tocha olímpica será a principal oportunidade para mostrar os nossos destinos ao mundo. A chama percorrerá 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais dez mil milhas aéreas. Nesse roteiro, que será transmitido para todo o planeta durante o revezamento do fogo olímpico, mais de 300 cidades revelarão sua gastronomia, cultura e belezas naturais —, que nos colocaram em primeiro lugar no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial, à frente de outros 140 países. A jornada começa em maio, quando a chama chega da Grécia em Brasília e começa o tour, que termina no Rio, para início dos Jogos.

Além da promoção, o Ministério do Turismo apoia com obras de infraestrutura turística o Rio e as cidades do futebol olímpico. No Rio, um moderno sistema de informação turística bilíngue está sendo implantado nos principais pontos. Nossa intenção é criar um ambiente amigável para o visitante, doméstico e internacional, permitindo que todos transitem com facilidade pelos atrativos da capital carioca.

Entendemos que de nada adianta investirmos em infraestrutura se não tivermos uma equipe qualificada para criar no turista o desejo de voltar. Para isso, assumimos um compromisso de capacitar mais de dez mil profissionais que lidam direto com o público, como os do setor hoteleiro, bares e restaurantes, além de agentes de segurança.

Tenho certeza de que todos os investimentos farão o Brasil realizar um dos melhores Jogos Olímpicos de todos os tempos. É uma grande oportunidade para mostrarmos, de novo, que somos um país hospitaleiro, de cultura diversa e natureza exuberante. Mostrar que, acima de tudo, somos todos Brasil. Alessandro Teixeira é ministro do Turismo.