O Estado de São Paulo, n. 44733, 08/04/2016. Política, p. A5

PARA DILMA, ‘VAZAMENTOS SÃO OPORTUNISTAS’

Presidente relaciona delação a ‘golpe’; ministro nega irregularidades na arrecadação eleitoral
Por: RACHEL GAMARSKI, ISADORA PERON, TÂNIA MONTEIRO, RICARDO BRANDT, JULIA AFFONSO e ANDREZA MATAIS

 

BRASÍLIA

 

A presidente Dilma Rousseff condenou ontem o que chamou de “vazamentos oportunistas e seletivos” do conteúdo das delações premiadas fechadas no âmbito da Operação Lava Jato. Executivos da Andrade Gutierrez disseram, por meio do instituto, que recursos de propina abasteceram a campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010 e 2014,segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

O discurso da presidente foi reiterado por um apelo do ministro- chefe da Comunicação Social e tesoureiro da campanha de Dilma em 2014, Edinho Silva, à força-tarefa da Lava Jato para que evitem os “vazamentos seletivos”.

Com a proximidade da votação do processo do impeachment na Câmara, Dilma afirmou que haverá muitos vazamentos nos próximos dias com o objetivo de atingi-la e disse que determinou ao ministro da Justiça, Eugênio Aragão, que apure e puna os responsáveis pela divulgação dessas informações à imprensa. “Os vazamentos são premeditados e direcionados com o claro objetivo de criar um ambiente propício ao golpe”,criticou a presidente durante ato com mais de mil mulheres contrárias ao impeachment, no Palácio do Planalto.

Durante o seu discurso, Dilma declarou que está disposta a fazer um pacto pela governabilidade, mas que “nenhum pacto prosperará se não tiver como premissa o respeito à legalidade e à democracia”.

Em entrevista no Palácio do Planalto, Edinho Silva declarou que as arrecadações da campanha petista foram feitas de forma “legítima”. “A campanha da presidente Dilma arrecadou de forma legítima em 2014”, disse ele, acrescentando que “as contas de campanha de Dilma foram aprovadas pelo TSE(Tribunal Superior Eleitoral)”. Sobre a possibilidade de o ministro deixar o governo por causa das denúncias, ele reagiu: “Tenho plena consciência da lisura dos meus atos.Nãotenho problema que todos meus atos sejam investigados.

Eu agi da forma correta, legal e ética. Eu tenho toda confiança da presidente Dilma”.

Citado. Os delatores da construtora citam o ex-ministro Antônio Palocci como um dos responsáveis pelo esquema de pagamento de propina da Andrade Gutierrez na obra da Usina de Belo Monte à campanha petista em2010. Ele nega. “Antonio Palocci nega ter participado de qualquer negociação envolvendo a montagem do consórcio da obra de Belo Monte e afirma ser totalmente mentirosa qualquer insinuação de que teria solicitado contrapartida financeira para beneficiar partidos políticos.

No ano de 2010, Palocci exercia mandato de deputado federal e não tinha nenhuma participação nas decisões governamentais sobre o setor elétrico. Antonio Palocci ressalta ainda a absoluta incongruência de se falar em contribuição para a campanha presidencial de 2010 vinculada a uma obra cujo contrato só ocorreuem2011”, diz em nota. / RACHEL GAMARSKI, ISADORA PERON, TÂNIA MONTEIRO, RICARDO BRANDT, JULIA AFFONSO e ANDREZA MATAIS

 

‘Premeditados’

“Os vazamentos são premeditados e direcionados com o claro objetivo de criar um ambiente propício ao golpe”Dilma Rousseff PRESIDENTE DA REPÚBLICA