Correio braziliense, n. 19305, 03/04/2016. Política, p. 3

Lula liga Temer a golpe

Ao participar de um ato em defesa do governo em Fortaleza, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um duro discurso contra a oposição e o vice-presidente Michel Temer. “O Temer é um professor de direito e sabe que o que estão fazendo é um golpe. E isso, ele sabe que vão cobrar dos filhos dele, do neto dele amanhã. Porque a forma mais vergonhosa de chegar ao poder é tentar derrubar um mandato legal”, criticou Lula.

A manifestação na capital cearense reuniu cerca de 12 mil pessoas, de acordo com a Secretaria de Segurança e Defesa Social. Debaixo de forte chuva, também estiveram presentes os governadores Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI) e Ricardo Coutinho (PB), além de outros políticos do partido no Nordeste. Por meio de sua conta pessoal no Twitter, o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, afirmou que uma “chuva de 179 milímetros não impediu que 65 mil cearenses gritassem ‘não vai ter golpe!’”

Durante o ato na capital cearense, Lula garantiu aos manifestantes que, se o STF aprovar, ele assumirá a Casa Civil ainda esta semana. “Assumirei a Casa Civil para ajudar a presidente, e vou andar de mãos dadas com ela e com vocês”, comentou o ex-presidente. A posse de Lula foi suspensa no último dia 18 pelo ministro do STF Gilmar Mendes. Ele aceitou os pedidos de mandados de segurança do PSDB e do PPS que alegavam que Lula havia tomado posse para ganhar foro privilegiado e não ser julgado pelo juiz Sérgio Moro em Curitiba, Paraná.

Por meio de nota, o líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR), rebateu a afirmação do ex-presidente sobre ele assumir o cargo de ministro ainda esta semana. “Desrespeitoso como é, Lula quis antecipar uma decisão da mais alta Corte do país. A sociedade está atenta. Impeachment vale também para ministros.”

Durante o discurso em Fortaleza, Lula também fez um apelo aos deputados que compõem a comissão que vai julgar o impeachment da presidente Dilma Rousseff. “A melhor maneira de chegar ao poder é disputar eleições, ganhar eleições. Eu sou a experiência disso. Perdi muitas eleições, e quero que eles aprendam isso.”

O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, entregará amanhã, às 16h30, a defesa da presidente na comissão do impeachment na Câmara. Terminada esta etapa, a comissão terá cinco sessões para elaborar um parecer sobre o processo. Quarenta e oito horas depois de o parecer sobre a denúncia ser publicado, o documento deverá ser incluído na ordem do dia da Câmara. Segundo já divulgou o próprio presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a votação do processo de impeachment na Câmara deve ocorrer em, no máximo, 18 dias e, se preciso for, a sessão se estenderá pelo fim de semana.

No discurso, o ex-presidente voltou a se defender das acusações de que é dono de um tríplex no Guarujá, litoral paulista, e de um sítio em Atibaia, no interior de São Paulo. “Faz dois anos que eu estou sendo vítima dos maiores ataques. Eles já criaram um apartamento para mim que não é meu. Eu quero convidar vocês, no dia que for meu, pra ir lá. Eles já inventaram uma chácara que não é minha e, quando for minha, vocês vão visitar minha chácara.” O ex-presidente disse ainda que aguarda que o Ministério Público e a Polícia Federal tenham a “grandeza” de lhe pedir desculpas.

Sobre a última fase da Operação Lava-Jato, chamada de Carbono 14, Lula não mencionou as novas investigações que ligam o esquema praticado na Petrobras ao mensalão. A Polícia Federal identificou conexões entre os três escândalos envolvendo o PT: a corrupção em Santo André (SP), onde foi assassinado o prefeito Celso Daniel; o mensalão; e os desvios na Petrobras. O ex-presidente encerrou seu discurso criticando Eduardo Cunha. “Temer, Cunha, não vai ter golpe.”

 

Frase

“!O Temer é um professor de direito e sabe que o que estão fazendo é um golpe. E isso, ele sabe que vão cobrar dos filhos dele, do neto dele amanhã”

 

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente