Título: Parceria com o MJ
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 12/10/2011, Política, p. 7

Diante dos constantes furtos e roubos de armas sob a guarda de fóruns e tribunais, o governo federal firmou ontem uma parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que os artefatos sob a guarda do Judiciário possam ser destruídos. A intenção é fazer com que as armas de fogo recolhidas na campanha do desarmamento sejam inutilizadas depois de passarem por perícias.

Os inúmeros casos de roubo motivaram o acordo assinado pelo CNJ com os ministérios da Defesa e da Justiça. Somente no Ceará, três fóruns foram assaltados nas últimas duas semanas. Na segunda-feira, bandidos levaram pelo menos quatro armas da unidade de Umirim, no litoral oeste do estado.

Criminalidade O presidente do CNJ, ministro Cezar Peluso, destacou que os artefatos alimentam ainda mais a criminalidade no país. "Esse é um dos convênios mais importantes que o CNJ, na minha gestão, já assinou", disse. A estimativa é de que pelo menos 750 mil revólveres estejam em posse do Judiciário. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que tomará medidas imediatas para que as destruições sejam feitas pelas Forças Armadas. "Vamos fazer uma triagem com a Polícia Federal das armas que podem ser de imediato destruídas e daquelas que vamos buscar apressar para que o procedimento seja feito." "Marcamos um grande tento na campanha do desarmamento", completou Cardozo. (DA)