Título: Espanhóis rebaixados
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 12/10/2011, Economia, p. 12

Madri ¿ A agência de classificação de risco Standard and Poor"s (S&P) rebaixou ontem a nota de dez bancos espanhóis por considerar que o setor seguirá enfrentando desafios de financiamento e de rentabilidade naquele país.

A degradação incluiu o líder Santander e seu principal competidor, o BBVA, que tiveram a nota de longo prazo alterada de "AA" para "AA-", com perspectiva negativa, mas mantiveram a classificação de curto prazo em "A-1+". Alteração idêntica foi feita para as filiais do Santander ¿ Banesto, Santander Consumer Finance e Santander UK PLC.

Deterioração A S&P também decidiu colocar em perspectiva negativa outras 13 instituições financeiras devido "à possibilidade de rebaixar a nota de alguns bancos se a economia se deteriorar mais do que o previsto". A agência considera que "a correção dos desequilíbrios na Espanha continuará afetando negativamente os perfis financeiros dos bancos espanhóis nos próximos 15 a 18 meses".

"Os bancos têm demonstrado em geral resistência à crise, mas ao longo do tempo seus perfis financeiros foram sendo debilitados", diz a agência, acrescentando que as instituições espanholas "têm acumulado um grande nível de ativos problemáticos e esgotado a maior parte das provisões que haviam feito anteriormente". Como consequência, "seus ganhos e sua capacidade para absorver perdas foi deteriorado".