Título: Ajuda traz alívio ao país
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 12/10/2011, Economia, p. 13

A Grécia deve receber uma nova parcela de 8 bilhões de euros dos empréstimos internacionais destinados a salvar o país da bancarrota, anunciaram ontem os credores do país. Após semanas de revisão das finanças gregas, os inspetores da União Europeia (UE), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu (BCE) disseram que o novo socorro deverá ser depositado no início do próximo mês, após a aprovação dos ministros das Finanças da Zona do Euro e do conselho do FMI. O dinheiro será usado para honrar salários de servidores e compromissos da dívida pública do país.

Se não incluir os credores da dívida entre os destinatários dos 8 bilhões de euros, a Grécia vai, automaticamente, decretar o temido calote que hoje assombra investidores mundo afora, sobretudo na Europa e nos Estados Unidos.

Os representantes dos organismos internacionais alertaram que o país fez um progresso irregular no cumprimento dos termos da ajuda acertada em maio do ano passado. "É essencial que as autoridades deem mais ênfase nas reformas estruturais do setor público e da economia de forma mais ampla", afirmou a troika de inspetores. As medidas adicionais devem ser necessárias para cumprir as metas de dívida em 2013 e 2014. Para os organismos, o ímpeto de privatização e as reformas estruturais estão aquém do esperado. Só a implementação decisiva dos planos atuais permitirá que as metas de dívida do próximo ano sejam cumpridas.