Correio braziliense, n. 19325, 23/04/2016. Política, p. 2

Elogios ao discurso na ONU

Rosana Hessel

Foz do Iguaçu (PR) – Parlamentares de oposição acreditam que a presidente Dilma Rousseff teve um “lampejo de bom senso” ao fazer um discurso mais comedido na abertura da Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) ontem. “O discurso teve uma dosagem de bom senso. Acho que no epílogo do mandato ela teve um momento de lucidez não fazendo da tribuna da ONU um palanque eleitoral”, avaliou o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), líder do partido no Senado Federal.

Para o parlamentar, a chefe do Executivo recuou e foi mais comedida quando começaram a surgir reações negativas ao que ela diria na ONU. “Seria um desserviço que ela faria ao Brasil, muito mais grave do que todos os que ela já praticou para imagem internacional do país. Foi um lampejo de bom senso”, completou.

O senador José Agripino (DEM-RN), líder do bloco da oposição no Senado, também avaliou que Dilma recuou. “O discurso da presidente, diante da expectativa que se criou, de que contestaria o processo, foi um tiro de traque (de festim)”, resumiu. “Na medida em que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestaram sobre a legalidade e a constitucionalidade do andamento do processo de impeachment, ela percebeu que falaria no vazio”, avaliou. Para ele, Dilma iria “pregar uma tese de golpe e colocar-se como injustiçada” para um público que não a conhece.

O líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado, disse que, após pressão das instituições, a presidente “teve bom senso”.

“É claro que a pressão que foi exercida pelo STF e pelo Congresso surtiu efeito e acabou dando um pouco de bom senso para que a presidente não enveredasse para uma linha que levaria a um constrangimento enorme. A comunidade internacional não aceitaria e seria uma grande afronta às instituições. Felizmente, caiu a ficha da presidente”, comentou.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) elogiou o discurso da presidente. Segundo ela, a presidente mostrou confiança e altivez ao falar para o mundo e decepcionou aqueles que acharam que ela prejudicaria a imagem do Brasil no exterior. “Espalharam que ela faria discurso denunciando golpe na ONU e de pronto todos saíram criticando, inclusive o vice, Michel Temer, que se apressou a dar entrevistas para o mundo inteiro”,  afirmou, antes de acusar Temer de fazer o papel de “conspirador da República”. (com agências)

 

Frase

"É claro que a pressão que foi exercida pelo STF e pelo Congresso surtiu efeito e acabou dando um pouco de bom senso para que a presidente não enveredasse para uma linha que levaria a um constrangimento enorme”

 

Ronaldo Caiado (DEM-GO), senador