Título: Confiança em queda
Autor: Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 14/10/2011, Economia, p. 8

A crise abalou seriamente a disposição do consumidor brasileiro. O Índice de Confiança do Comércio, calculado pelo Banco Central (BC) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou uma queda de 1,6% nos três meses encerrados em setembro na comparação com a mesma época de 2010.

É o segundo resultado negativo consecutivo ¿ o desempenho do período findo em agosto foi negativo em 2,7%. Segundo o chefe do Departamento Econômico do BC, Túlio Maciel, a sondagem antecipa os movimentos do varejo e será levado em conta na definição dos juros na semana que vem.

"Ela permite fazer inferências sobre tendências e antecipar os próximos movimentos de um determinado segmento. E nas decisões de política monetária, é de suma importância", disse. "O comércio é associado ao fluxo de consumo das famílias, e isso representa 60% do Produto Interno Bruto (PIB, a soma das riquezas geradas no país)."

O dado detalhado mostra que o setor mais abalado é o de venda de automóveis, com uma queda de 10,2%. O comércio de peças e acessórios para veículos automotores também registrou recuo expressivo, de 9,3%. Os segmentos associados a motocicletas estão mais otimistas, com um crescimento de 19,5%, o maior entre os ramos pesquisados.

A confiança do comércio é uma média entre os indicadores de situação atual e o de expectativas. O indicador das condições presentes registrou leve queda, de 0,5% em setembro na comparação anual, enquanto as expectativas subiram 1,7% no mesmo período.