Título: Bancos rebaixados
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 14/10/2011, Economia, p. 9

Washington ¿ A agência de classificação de risco Fitch reduziu ontem a nota do banco suíço UBS em um degrau, para "A", e indicou que poderá rebaixar as notas de outros 12 grandes instituições, entre elas as francesas Crédit Agricole e BNP Paribas, e a suíça Credit Suisse. A Fitch também cortou em um nível, para "A+", as notas de dois bancos regionais alemães, Landesbank Berlin (LBB) e Berlin-Hannoversche Hypothekenbank.

Os títulos do governo espanhol, por sua vez, caíram um degrau, para" AA-", na classificação da Standard & Poor"s.

A Fitch rebaixou ainda de "AA-" para "A", as notas dos britânicos Lloyds Banking Group e Royal Bank of Scotland. Paralelamente, a agência colocou em "perspectiva negativa" outra grande entidade britânica, a Barclay"s, e um numeroso grupo de bancos com atuação internacional. "Os modelos de negócios dessas instituições são sensíveis aos desafios que os mercados financeiros estão enfrentando", disse a Fitch.

Entre os bancos sob observação estão os americanos Goldman Sachs e Morgan Stanley e o alemão Deutsche Bank, que pode precisar de 9 bilhões de euros em capital novo, segundo fontes ouvidas pela Reuters.