Título: Soros ligado a protestos
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 14/10/2011, Economia, p. 9

Os manifestantes anti-Wall Street alegam que os ricos estão se tornando mais ricos, enquanto os cidadãos norte-americanos comuns sofrem. Mas o grupo que começou os protestos pode ter se beneficiado indiretamente de um dos homens mais endinheirados do mundo. Há bastante especulação sobre quem está financiando o protesto, que se espalhou para outras cidades dos Estados Unidos e já dura quase quatro semanas. Um nome que constantemente aparece é o do megainvestidor George Soros, segundo a revista Forbes. Críticos conservadores argumentam que o movimento é um cavalo de Troia para uma intenção secreta, talvez política, do bilionário.

Soros e os manifestantes negam qualquer ligação. Mas a agência Reuters encontrou elos financeiros entre o megainvestidor e a Adbusters, grupo anticapitalista no Canadá que iniciou os protestos com uma campanha de marketing destinada a provocar uma revolta no estilo da Primavera Árabe contra Wall Street. Além disso, Soros e os manifestantes compartilham algumas ideologias. "Eu posso entender o sentimento deles", disse o ricaço na semana passada, ao se referir ao movimento.

Com 81 anos, Soros está na sétima posição na lista da Forbes dos 400 mais ricos do mundo, com fortuna de US$ 22 bilhões. Sua riqueza aumentou nos últimos anos por causa da hábil resposta às turbulências no mercado financeiro. O megainvestidor prometeu doar tudo que acumulou, sendo metade em vida e o restante quando morrer.