Título: Socorro aprovado
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 14/10/2011, Economia, p. 9

Bruxelas ¿ O parlamento da Eslováquia aprovou ontem o fortalecimento do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (Feef), confirmando assim a ratificação dos 17 países membros da Zona do Euro à decisão tomada pelos dirigentes europeus, em 21 de julho. O país deve entrar com uma cota de 7,7 bilhões de euros na nova dotação de 440 bilhões do fundo de resgate das economias fragilizadas da região.

Na terça-feira passada, em uma primeira votação, a medida havia sido rejeitada, mas por motivos ligados à política interna: como a primeira ministra Iveta Radicova vinculou a aprovação a um voto de confiança no governo, os parlamentares, com a coalização governista dividida, derrubaram o gabinete. Depois disso, os partidos chegaram rapidamente a um entendimento e, na sessão de ontem, dos 147 deputados presentes, 114 votaram a favor do novo Feef, 30 foram contrários e três se abstiveram. Por um acordo partidário, as eleições presidenciais foram antecipadas para 10 de março de 2012.

Com maior musculatura, o fundo terá mais condições de ajudar países com dívidas elevadas, como a Grécia, mas, apesar da notícia favorável, as principais bolsas de valores fecharam em queda, reagindo negativamente aos indícios de desaceleração na China, que teve, em setembro, a segunda queda consecutiva no superavit comercial, e ao recuo de 4%, no terceiro trimestre, dos lucros do J. P. Morgan, o segundo maior banco dos Estados Unidos, resultado em grande parte debitado à crise europeia.

Recuo Houve baixa em Londres (-0,71%), Frankfurt (-1,33%), Paris (- 1,33%) e Madri (- 0,92%). A bolsa de Milão teve a maior queda: 3,70%, com forte desempenho negativo das ações de bancos. Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, recuou 0,35% e o Standard & Poor"s 500 teve desvalorização de 0,30%. Já o indicador das empresas de tecnologia, o Nasdaq, subiu 0,60%. No Brasil, a Bolsa de Valores de São Paulo encerrou a quinta-feira com alta de 1,42%. O dólar fechou em queda pelo sétimo dia seguido, cotado a R$ 1,7505 para venda, em baixa de 0,51%.