Título: Parceria necessária
Autor: Maia, Flavia; Alcântara, Manoela
Fonte: Correio Braziliense, 17/10/2011, Cidades, p. 17

Desde o início do ano, quando assumiram o comando do Executivo do DF e de Goiás, os governadores Agnelo Queiroz e Marconi Perillo debatem formas de dividir as responsabilidades quando o assunto é o Entorno. A redução da violência e a reestruturação do sistema prisional são alguns dos temas que mais mobilizam os dois. "Precisamos de dinheiro e de uma solução que não dá para ser resolvida apenas com recursos de Goiás. É fundamental a participação de todos", destaca Perillo. Segundo o chefe do Executivo goiano, quanto mais bem estiverem estruturados os municípios vizinhos ao DF, melhor será para Brasília.

"O GDF está empenhado em buscar soluções para o Entorno. Há uma proposta de convênio no Ministério da Justiça para que nós possamos ajudar a região na área da Segurança. Mas vale ressaltar que compete ao governo de Goiás prover os meios de garantir a segurança", pondera Agnelo Queiroz.

O governador do DF afirma que tem trabalhado, por exemplo, para garantir melhorias ao sistema de transporte público entre o Distrito Federal e o Entorno, com o projeto da linha férrea que vai ligar Brasília à Goiânia, cujo primeiro trecho será até Valparaíso. Perillo reconhece o esforço do governo local, mas é realista. "Nós estamos trabalhando de forma colaborativa, mas não dá para as pessoas esperarem milagre. Vamos ter de viabilizar os recursos e começar a trabalhar para valer nas obras e serviços, que signifiquem a redução da criminalidade e melhorias no transporte, na saúde e na infraestrutura."

Em 3 de outubro, os dois governantes se reuniram em Goiânia para tratar do relatório que será apresentado ao Executivo federal. "A presidente Dilma Rousseff está sensibilizada com a situação do Entorno e muito empenhada em fazer investimentos em parceria", garante o governador do DF.